Cinema Mundo promove live sobre Cinema LGBTQIA+ nesta quinta-feira
O Projeto de extensão Cinema Mundo, do curso de Cinema e da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizará a primeira live do ciclo Cinema LGBTQIA+ nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, sobre o filme XXY, de Lucía Puenzo. A iniciativa desta nova curadoria prevê a realização de lives quinzenais e postagens diárias sobre filmes em torno da temática durante o próximo bimestre. O primeiro ciclo de debate ocorrerá às 19h no Instagram do projeto e será mediado pelo professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, Raphael de Boer, curador do ciclo.
Também estarão presentes realizando comentários a bióloga e doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alessandra Boos; o mestrando em Saúde Coletiva da UFSC, Alexandre Cunha; e o graduando em Biomedicina pela Universidade Paulista (UNIP), Jonatam Rodrigo da Rocha. O filme escolhido para a live aborda a situação de Alex, uma criança que nasceu com características sexuais masculinas e femininas. Para fugir dos médicos que desejam corrigir a ambiguidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai.
A Comissão Organizadora declara que “os Estudos de Cinema tem se debruçado principalmente em investigar, por meio da linguagem cinematográfica e teorias do cinema e audiovisual, a representação e a representatividade da subjetividade LGBTQIA+ em variados gêneros cinematográficos, tais como drama, melodrama, comédia, horror, entre outros”. Outros pontos levantados para o debate serão o contexto socioespacial, cultural e político da produção da obra, além da representatividade de indivíduos envolvidos na produção, direção e elenco do filme.