Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes promove palestra ‘Doping universitário: Neoliberalismo, Medicalização e Educação’

28/06/2021 08:39

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) da UFSC promove a palestra “Doping universitário: Neoliberalismo, Medicalização e Educação” com o psicanalista e psicólogo educacional da UFSC Lucas Emmanoel de Oliveira. A atividade será realizada no dia 5 de julho, às 17h e as inscrições podem ser feitas aqui ou na página do PIAPE.

Resumo da palestra

“O doping faz referência ao consumo de substâncias com o objetivo de alcançar um alto desempenho e obter vantagem em relação ao outro. Esta é uma realidade corrente nos esportes, mas há um tempo tem comparecido, também, na Universidade, o que pode ser compreendido como uma das manifestações do imperativo neoliberal que constitui a vida contemporânea e que propala o máximo desempenho, a alta produção, o excessivo aprimoramento de si e a autorrealização como condições para participar deste engendramento social. Como reafirmação desse processo, a psiquiatria, historicamente comprometida com a normatização da vida e reprodução do capitalismo, além de intensificar o binômio saúde-doença, tem se reformulado para corresponder à demanda dessa exigência de desempenho. E a educação Universitária, será que não reproduz esta ideologia neoliberal e colabora para o doping universitário? E mais, que subjetividades são essas tão pouco resistentes a este imperativo? A partir das contribuições da psicanálise e da teoria crítica, o objetivo deste encontro é partilhar considerações sobre o reconhecimento do Doping Universitário, apreendendo as mediações que constituem esta realidade, o que se dará por meio de explanações conceituais, relatos de experiência e discussão com os participantes”.

Tags: apoio pedagógicoestatísticaPiapePrograma Institucional de Apoio Pedagógico aos EstudantesUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina