Pós em Nanociência, Processos e Materiais Avançados promove 2º Ciclo de Palestras

12/04/2021 11:26

O Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) da UFSC Blumenau promove, de 19 a 22 de abril, seu 2º Ciclo de Palestras. O evento será totalmente on-line, transmitido pelo canal UFSC Blumenau no YouTube

Confira a programação completa:

19/04 às 17h – Dr. Mateus Borba Cardoso (Pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM)
Título: SARS-CoV-2 e medicina personalizada: o que eles têm em comum?
Resumo: O SARS-CoV-2 chamou a atenção do mundo devido à pandemia sem precedentes da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19). Portanto, a comunidade científica deve usar este momento para refletir e entender quais características estruturais conferem ao vírus uma alta eficiência de direcionamento e elevadas taxas de infecção. Um dos principais desafios da nanomedicina é o desenvolvimento de estratégias de direcionamento bem-sucedidas. As formulações de nanopartículas disponíveis atualmente sofrem interações não específicas que resultam na distribuição aleatória e não específica do medicamento. Essas interações desviam as nanopartículas de seu caminho pretendido e geram uma série de efeitos indesejados. Os vírus, por sua vez, são considerados exemplos de nanopartículas que podem ser direcionadas até seus alvos mas que foram refinadas e aperfeiçoadas através da evolução. Nesse seminário, proponho olhar para SARS-CoV-2 como uma nanopartícula com alta capacidade de direcionamento e efetividade, estabelecendo uma analogia com os desafios atuais em relação aos nanomateriais produzidos em laboratório.

20/04 às 17h – Dr. Jaime Andres Lozano Cadena (Pesquisador do POLO/UFSC e INCT em Refrigeração e Termofísica)
Título: A tecnologia de refrigeração magnética através da aplicação de materiais avançados
Resumo: A refrigeração magnética é uma tecnologia alternativa de refrigeração para aplicações ao redor da temperatura ambiente baseada no efeito magnetocalórico (EMC). Este efeito se manifesta por meio de uma variação instantânea na temperatura de um material magnético quando submetido a uma variação de campo magnético externo. Um regenerador magnético ativo (RMA) submetido a um ciclo termodinâmico regenerativo permite transferir calor de um reservatório de baixa temperatura para um de alta temperatura através do trabalho magnético. Nesta apresentação será realizado um panorama geral dos desenvolvimentos realizados nesta tecnologia pelo grupo de pesquisa em Refrigeração Magnética (PoloMag) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica (INCT-POLO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão mostrados avanços realizados pelo grupo na área de materiais magnetocalóricos, circuitos magnéticos à base de ímãs permanentes e o desenvolvimento de uma adega de vinhos doméstica e um condicionador de ar ambos operados por sistemas de refrigeração magnética com o uso de materiais avançados.

22/04 às 17h – Dr. Tales da Silva Daitx (Pesquisador de Pós-Doutorado no Laboratório de Síntese Orgânica e Polímeros – IQ/UFRGS)
Título: Desenvolvimento de materiais poliméricos inteligentes: do planejamento aos avanços tecnológicos
Resumo: Polímeros inteligentes são estruturas capazes de alterar suas propriedades e, consequentemente, o seu comportamento através de mudanças no ambiente. Deste modo, uma mesma estrutura pode se apresentar rígida ou flexível, ou mesmo regenerar sua estrutura danificada, apenas com mudanças de temperatura ou luminosidade, por exemplo. Entretanto, a modelagem de uma estrutura capaz de desempenhar funções tão específicas ainda é uma etapa complexa, refletindo em um pequeno número de exemplos atualmente já comercializados. Neste seminário, serão abordados conceitos gerais e exemplos de materiais poliméricos inteligentes, além de uma visão baseada na experiência do grupo de pesquisa em polímeros avançados do Instituto de Química da UFRGS, ressaltando possibilidades e próximos passos para o campo de pesquisa.

Para receber certificado de participação, os interessados devem realizar sua inscrição prévia clicando aqui.

Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações do PPGNPMat

 

Tags: NanociênciaPPGNPMatProcessos e Materiais AvançadosPrograma de Pós-Graduação em NanociênciaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina