Departamento de Compras da UFSC gera economia em reduções de custas processuais, aponta relatório

17/03/2021 17:00

O Departamento de Compras (DCOM) da Universidade Federal de Santa Catarina divulgou, em relatório, dados relativos ao ano de 2020 e expectativas para 2021. Um dos destaques apresentados foi a economia acumulada de mais de 26 milhões de reais em reduções de custas processuais desde 2016, sendo mais de 9 milhões apenas em 2020. A unidade também foi responsável pela aquisição de mais R$ 645 mil em insumos para o enfrentamento da Covid-19 na instituição.

A economia em redução de custas processuais, conforme o documento, “demonstra a efetividade de um conjunto de ações realizadas com o objetivo de otimizar os processos de compras da UFSC a partir da gestão de processos e da consolidação das demandas das diversas unidades da Universidade”.

O DCOM é responsável, entre outras coisas, pela aquisição dos materiais utilizados pelas unidades administrativas e de ensino de todos os campi da UFSC, com exceção do Hospital Universitário. Para executá-la, planeja e conduz os processos de compra de materiais permanentes e de consumo dessas unidades, sendo responsável também pela fase de preparação das licitações, nas etapas prévias à emissão dos editais ou de fornecimento imediato.

Entre os indicadores dos setores e coordenadores do departamento, estão desde o número de requisições de entrega de material atendidas (229, no total) até processos de compra nacional tramitados e itens analisados nos processos licitatórios. Em 2020, o DCOM recebeu e analisou 216 processos de compras e encaminhou 6.144 itens para licitação. Outros dados destacados são o total de Termos de Referência de processos licitatórios emitidos (100) e processos de importação ou exportação (25) .

Acesse o relatório completo.

Tags: DCOMDepartamento de Compras