Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento aprova projeto em Ciência de Dados & Tecnologias na Capes
A Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (Rede GIC) coordenada pela UFSC em parceria com a UFPR e participação de mais de vinte universidades brasileiras e portuguesas aprovou na CAPES seu primeiro projeto em associação envolvendo pesquisadores de Ciência da Dados & Tecnologias (UFSC/UFPR).
O projeto aprovado, “Curadoria Digital de Dados e Informações para prevenção da violência nas famílias e comunidades”, enquadra-se em ciência de dados, inteligência artificial, análise integrada e aprendizado de máquina aplicados a soluções tecnológicas de segurança pública, com foco em videomonitoramento, reconhecimento facial e monitoramento aéreo (imagens de sensores a bordo de drones, aviões e satélites).
O projeto será coordenado por Denise Fukumi Tsunoda (UFPR) e William Barbosa Vianna (UFSC), além de ter como co-participante a UFRN, onde será coordenado por Andrea Vasconcelos de Carvalho.
O PROCAD – Segurança Pública e Ciências Forenses é um programa que incentiva a cooperação acadêmico-científica entre instituições de ensino superior (IES) e órgãos de segurança pública, com apoio a projetos voltados para a formação de pessoal qualificado, para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico nas áreas de Segurança Pública e Ciências Forenses. A iniciativa é fruto da parceria entre a CAPES e o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e da Polícia Federal (PF).
Mais informações na página da Rede GIC.