Divulga UFSC – 21/08/2019 – Edição 1287

21/08/2019 14:55

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 21/08/2019 – Edição 1287

Programa ‘Future-se’: UFSC promove agenda de debates

A UFSC vem promovendo diversos debates acerca dos bloqueios orçamentários que afetam a Universidade e sobre o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se. Na última terça-feira, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar enviou Ofício Circular No. 17/2019/GR aos diretores dos Centros de Ensino, solicitando que as unidades fomentem discussões sobre o tema para consolidar um posicionamento institucional. Está previsto um grande encontro aberto, no dia 2 de setembro, para apresentar à sociedade o quadro de redução nos recursos e o programa Future-se. Continue a leitura » ».

Sepex 2019: inscrições abertas para apresentações artístico-culturais no palco da mostra

O Departamento Artístico Cultural (DAC) inicia as inscrições para as apresentações artístico-culturais do palco da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex). Os documentos devem ser enviados entre os dias 19 e 30 de agosto por e-mail. São convidados a participar todos os coordenadores de projetos institucionais que desenvolvem atividades na área. Os projetos da UFSC terão prioridade, mas, havendo vagas, poderão se apresentar artistas e grupos da comunidade que estejam envolvidos em projetos da Universidade. Mais informações.

Políticas públicas podem minimizar efeitos do aquecimento global, aponta pesquisadora da UFSC

Conhecimento indígena e local, empoderamento de mulheres e múltiplas políticas de posse de terra estão entre as medidas sugeridas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na terra no último relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) e destacadas pela professora da UFSC, Regina Rodrigues. Continue a leitura »».

Lançamento do Livro ‘Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da educação’, de Ione Valle

O livro ‘Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da educação’, escrito por Ione Ribeiro Valle, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), será lançado em sessão de autógrafos nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 18h, na Livraria da EdUFSC, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A obra reúne um conjunto de artigos de Pierre Bourdieu centrados principalmente na sociologia da educação e em sua sociologia política. Mais informações.

Cine UFSC exibe ‘Como é cruel viver assim’

O projeto Cine UFSC apresenta o filme ‘Como é Cruel Viver Assim’, de Julia Rezende, nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, às 19h. A sessão será realizada na Sala de Projeção (108), 1º andar do Bloco D, do CCE. Mais informações.

UFSC Curitibanos promove apresentação de estudante em projeto que traz música ao campus

O projeto ‘A partilha do sensível: musicando a Universidade‘, do campus Curitibanos da UFSC, terá a apresentação da estudante Franciele Souza, do curso de Agronomia, na voz e no violão. O evento será no dia 22 de agosto, às 13h, no hall de entrada do CBS 01. Mais informações pelo telefone (48) 3721-7193.

Curso discute saúde e bem-estar na BU

O Laboratório de Psicologia Ambiental da UFSC promove o Módulo I do curso Psicologia Ambiental e Bem-Estar nas Instituições entre os dias 22 de agosto e 5 de setembro. O curso será mministrado nas quintas-feiras, das 10h às 12h, na sala Henrique Fontes, na BU. Inscrição e mais informações.

A influência do Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC na maricultura catarinense

O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM) é essencial à prosperidade da Maricultura em Florianópolis. As sementes de ostras, por exemplo, dependem da produção em laboratório, considerando que na coleta natural não há volume de sementes para atender a demanda comercial; assim o laboratório produz milhões de sementes e os excedentes são comercializados. A UFSC atende os ostreicultores, fomentando o mercado local há mais de duas décadas. Leia mais.

SEAD executa curso de capacitação para comunidades terapêuticas

Começou no dia 20 de agosto, última terça-feira, o Curso CoMPaCTa – Capacitação de Monitores e Profissionais das Comunidades Terapêuticas -, promovido pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania. A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da UFSC é quem executa o curso, que tem ainda a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na produção de conteúdos e acompanhamento do projeto. A Teleconferência de Abertura foi transmitida ao vivo e pode ser assistida no link. Leia mais.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.