Dez anos da 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica em debate nesta segunda
Norberto Rech, professor da UFSC, primeiro diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS) e atualmente na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Clair Castilhos, professora aposentada da UFSC e coordenadora da 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica e José Miguel do Nascimento Júnior, ex-aluno da UFSC e atual diretor do DAF/MS estarão em Florianópolis nesta segunda-feira, 30 de setembro, para o debate: Os farmacêuticos, os 25 anos do SUS e os 10 anos da 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, das 14 às 17h, no Auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado no Brasil, em 1988, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, estabelecendo a saúde como direito de todos e dever do Estado. Nestes 25 anos o SUS possibilitou a melhoria do acesso da população aos serviços de saúde, mas ainda há muito a ser feito. Na área farmacêutica, a 1ª Conferencia Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, realizada em 2003, foi um marco histórico para a organização da Assistência Farmacêutica no país.
O debate é organizado pelos programas de Pós-Graduação em Farmácia, em Assistência Farmacêutica, pela Federação Nacional de Farmácia (Fenafar), pelo Conselho Regional de Farmácia (CRFSC), pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (Sindfar/SC) e realizado no âmbito da disciplina “Políticas de saúde e o acesso a medicamentos no Brasil”.