Divulga UFSC – 17/6/2013 – Edição 194

17/06/2013 15:41

17/6/2013 – Edição 194

Nota de esclarecimento da Administração Central sobre a aquisição do Prédio II da Reitoria

A Administração Central da UFSC publicou nota de esclarecimento à comunidade sobre o parecer do Conselho de Curadores (órgão consultivo da UFSC) acerca da aquisição do Prédio II da Reitoria. Leia na íntegra neste link.

Semana da Pós em Química da UFSC abordará avanços e pesquisas na área

A 2ª Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC será realizada de 17 a 21 de junho, com o tema “42 anos Formando Profissionais de Excelência”. O evento pretende divulgar os avanços da Química nas suas áreas de concentração e as pesquisas desenvolvidas em seu programa de pós-graduação (PPGQMC) e no Brasil, bem como incentivar a troca de conhecimentos, estabelecimento de parcerias e convênios de cooperação entre os participantes. Confira a programação das palestras, minicursos e homenagens previstas no evento. Informações: (48) 3721-6849, spgquimica.ufsc.br ou .

Homenagem à Alemanha: palestras com jornalista e escritor alemão

Contemplando a programação das atividades em homenagem à Alemanha, o escritor, crítico literário e jornalista alemão, Hans Christoph Buch, realizará uma palestra nos dias 18 e 19 de junho, sobre o tema “Guerra e catástrofes: desafios jornalísticos e literários”. No dia 18 de junho, terça-feira, às 16h, na Sala Drummond, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), a palestra será em alemão e sem tradução – “Kriege, Krisen, Katastrophen – zur Rolle der Literatur in der journalistischen Berichterstattung”. No dia 19, quarta-feira, às 9h, no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CED), a palestra será em alemão e traduzida para o português. Confira a programação.

Administração Central negocia renovação do plano de saúde suplementar

As reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco se reuniram no dia 13 de junho, com a equipe do diretor de Gestão Comercial da Unimed, Octavio René Lebarbenchon Neto, para discutir a renovação do atual contrato de assistência à saúde suplementar oferecido pela UFSC, e os índices de reajuste das mensalidades, previstos em contrato. A operadora pretendia um aumento de 15%, mas, após quase duas horas de discussão, ficou acertado não mais do que 12%. A renovação do contrato foi acordada até que haja uma nova licitação, assim como a realização de parceria entre a Unimed e a UFSC para a execução de projetos que tenham como foco a promoção e prevenção à saúde.

Blog da Gestão publica perfil de pedagoga do Núcleo de Acessibilidade

Como pedagoga do Núcleo de Acessibilidade, criado em outubro de 2012, sua primeira ação foi o mapeamento dos estudantes, concluído em abril deste ano, que contabilizou um total de 114 alunos com deficiência no ensino superior da UFSC. Agora, com o apoio das Coordenadorias de Cursos, os alunos estão sendo chamados para entrevistas individuais. “Cada pessoa tem sua própria dificuldade e necessita ser avaliada individualmente”, diz Patrícia Muccini Schappo. Acesse o perfil completo no Blog da Gestão.

Lançamento de livro sobre a gênese da tradução

Nesta terça-feira, dia 18, às 18h30, no auditório Henrique Fontes, CCE, será lançado o livro “Gênese do Processo Tradutório”, do professor Sérgio Romanelli, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira. Informações: (48) 3721-9288 ou editorahorizonte.com.br.

Projeto Cafés Culturais divulga programação

O ciclo de Cafés Culturais já está com sua programação confirmada para a segunda quinzena de junho. Com acesso público e gratuito, a série de encontros deste mês, que prossegue até 28 de junho, promove palestras seguidas de debates e sessões de curtas-metragens e músicas. A palestra Jogos Cooperativos, ministrada pela professora Cristiane Ker de Melo, nesta quarta-feira, dia 19, às 12h, na Sala de Dança do CDS, abre a programação do projeto.

Inscrições abertas para Curso de Introdução à Astronomia

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), que desenvolve suas atividades junto ao Planetário da UFSC, está com inscrições abertas para o 58º Curso de Introdução à Astronomia “Leitura de Céu”, a ser realizado entre os dias 8 e 12 de julho, de segunda a sexta-feira, das 19h30min às 21h30min, no Anfiteatro do Planetário. As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Planetário da UFSC. O curso possui carga horária de 15 horas/aula e não necessita de pré-requisitos. O valor é de R$ 80 e R$ 50 para estudantes. Informações e inscrições: gea.org.br/curso.html, (48) 3721-4133 e 9932-3650.

Enfermagem e segurança da criança e do adolescente nos diferentes contextos

O 17º Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica (Ecenpe) será realizado em Florianópolis de 4 a 6 de setembro, no Auditório da OAB-SC, com o tema central “A enfermagem e a segurança da criança e do adolescente nos diferentes contextos: Cuidar, Educar e Pesquisar”. O evento, desde a primeira edição, conta com a participação de enfermeiras da UFSC. As inscrições de trabalhos científicos serão aceitas até 22 de julho. Informações: ou (48) 3251-9020/9154.

Debate sobre Ações Afirmativas

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Câmara de Graduação promovem nesta terça-feira, dia 18 de junho, o evento “Política de Ações Afirmativas: a lei 12711/2012 em debate”, a partir das 15h, na Sala dos Conselhos, Prédio da Reitoria, com a presença do professor Luis Fernando Dourado, Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Informações: prograd.ufsc.br.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
TwitterFacebook
Tags: DivulgaUFSC