Divulga UFSC – 28/5/2013 – Edição 182

28/05/2013 14:59

28/5/2013 – Edição 182Seminário debate licenciaturas interculturais indígenas no Brasil

Nos dias 28 e 29 de maio, professores e estudantes indígenas de todo o Brasil estarão reunidos na UFSC para participar do “Seminário sobre licenciaturas interculturais indígenas em universidades federais brasileiras: contextos e perspectivas”. O evento será no Auditório da Reitoria. A organização é da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, sediada na UFSC. São esperados docentes e discentes das universidades federais de Roraima, Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Pernambuco, Grande Dourados e Mato Grosso do Sul. Acesse a programação.

Centro de Ciências Biológicas inaugura laboratórios de bioquímica

A solenidade de inauguração de laboratórios do Departamento de Bioquímica, Centro de Ciências Biológicas (CCB), ocorreu na manhã desta segunda-feira, 27 de maio. O novo espaço de estudos e pesquisas é constituído por três laboratórios: Defesas Celulares; Bioquímica e Biologia Molecular de Insetos; Biologia Molecular e Biotecnologia de Leveduras.

Cinema pela Verdade exibe documentário “Eu me lembro”

A sessão de abertura da segunda edição da Mostra Cinema pela Verdade em Florianópolis exibe nesta quarta-feira, dia 29, às 19h, no Auditório do Centro Socioeconômico, o documentário “Eu me lembro”, do diretor Luiz Fernando Lobo, tendo como debatedores Derlei Catarina De Luca e Viviane Cavalcante Pinto. Entrada gratuita. Informações: vivizinnha@hotmail.com.

Seminário sobre mudanças na política de drogas

Com o tema “O InCa é legal: O registro da primeira entidade social-canábica do País”, a 3ª edição do seminário sobre mudanças na política de drogas, será realizada nesta quarta-feira, dia 29, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), das 9h às 17h30min. Em seguida, até às 18h30min, a programação segue no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O Seminário objetiva trazer os avanços conquistados, como o registro do Instituto da Cannabis em cartório, a realização das marchas no Brasil, bem como debater sobre os modelos de legalização e suas consequências e impactos econômicos. Confira a programação.

Romance “A cidade e os cachorros” é tema do ciclo de palestras da literatura latino-americana

Nesta quarta-feira, dia 29, o “1º Ciclo de Palestras: os mestres da literatura latino-americana” discutirá o romance “A cidade e os cachorros”, do autor peruano Mário Vargas Llosa. O palestrante será Rafael Zamperetti Copetti, pós-doutorando na UFSC. O evento começa às 14h, no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Central. As inscrições são gratuitas. Clique aqui para se inscrever na palestra.

Vaga para mestrado em Biotecnologia e Biociências

O Laboratório de Protozoologia abriu processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências da UFSC, no projeto de pesquisa intitulado “Interações do Trypanosoma rangeli com seus vetores e hospedeiros: Aspectos biológicos e moleculares”, financiado pela Capes. Questionamentos devem ser realizados pelo formulário de contato do site do laboratório: proto.ufsc.br.

Livro da EdUFSC mostra nova face rural de Santa Catarina

Agricultura familiar, movimento dos sem terra, assentamentos, terras do Contestado, especulação e urbanização, impacto ambiental, êxodo rural, exploração dos pequenos produtores, mudanças nos hábitos alimentares e formas de produção, a “revolução verde” e a educação do campo são alguns dos temas e aspectos dissecados por 12 autores nos oito artigos apresentados no livro O espaço rural de Santa Catarina – novos estudos, organizado pelos pesquisadores Nazareno José de Campos, Marlon Brandt e Janete Webler Cancelier. O novo título da Editora da UFSC (EdUFSC) contempla experiências e pesquisas desenvolvidas nas várias regiões do Estado, fornecendo um panorama histórico e contemporâneo do desenvolvimento rural em diversos setores, tanto no litoral como no interior. Informações e aquisições pelo site da EdUFSC.

Eleições no Sintufsc

O Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc) publicou edital convocando eleições para nova coordenação e conselho fiscal para o triênio 2013/2016. A votação será realizada no dia 25 de julho. O prazo para registro das chapas encerra na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, conforme calendário divulgado pela Comissão Eleitoral. Informações: sintufsc.ufsc.br.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina