Divulga UFSC – 19/4/2013 – Edição 156

19/04/2013 14:58

19/4/2013 – Edição 156

Inscrições abertas para Oficinas Reuni

Estão abertas as inscrições para Oficinas Reuni, ministradas por bolsistas Reuni de pós-graduação, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Não é necessário fazer inscrições, nem obrigatório comparecer em todas as oficinas. Confira a programação: bit.ly/ZCpKzC.

Sarau Boca de Cena na Escola celebra Dia do Índio

O projeto de extensão da UFSC “Sarau Boca de Cena” promove nesta sexta-feira, dia 19 de abril, às 18h30, na Escola Estadual Simão José Hess, Trindade, Florianópolis, uma edição especial em comemoração ao Dia do Índio. Na programação, música, poesia, artes plásticas, curtas-metragens e outras performances, com intuito de reverenciar nossa tão rica cultura brasileira – “Tupy, that’s the question!”. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Projeto de Extensão Capoeira da Ilha promove Roda da Figueira

O Projeto de Extensão Capoeira da Ilha, coordenado pelo professor Fábio Machado Pinto (Departamento de Metodologia de Ensino), promove neste sábado, dia 20 de abril, às 12h, a Roda da Figueira. O evento, que acontece na Praça XV de Novembro, tem como proposta o resgate e a preservação do caráter histórico-cultural e artístico da Capoeira da Ilha – Florianópolis. Informações: E-mail: projetocapoeiradailha@gmail.com.

UFSC disponibiliza atendimento psicológico gratuito para estrangeiros

A Clínica Intercultural, projeto de extensão do Curso de Psicologia, oferece atendimento psicológico especializado para estrangeiros com vulnerabilidade psíquica. O serviço é gratuito e destina-se aos estudantes de graduação da UFSC e à comunidade externa. O atendimento é realizado em francês, inglês e espanhol e é oferecido no Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), 2º andar, do Prédio D. Os atendimentos devem ser agendados pelo e-mail psicologia.intercultural@gmail.com.

Congresso Internacional em Crítica Genética abre inscrições para monitores

O XI Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG), que será realizado no período de 18 a 21 de junho de 2013, no Centro Socioeconômico (CSE), abriu inscrições para seleção de monitores. Os alunos que participarem da atividade receberão certificados. As inscrições estão abertas até o dia 8 de junho de 2013 no site do evento: http://www.congresso.apcg.com.br/inscmonitor.html.

Sessão Cine/Debate com exibição do filme “Paraísos Artificiais”

O tema “Comportamento e Drogas” será abordado na Sessão Cine/Debate, com a exibição do filme “Paraísos Artificiais” (Brasil, 2012), direção de Marcos Prado, na terça-feira, 23 de abril, no Auditório da Reitoria, em duas sessões: às 9h30 e às 19h. Na parte da manhã, os debatedores serão os professores Daniela Schneider e Marcos Lopes e à noite, o professor Tadeu Lemos e a doutoranda Jane Moraes. O evento integra a programação de Recepção aos Calouros, organizada pela Prae, Prograd e Secult.

Atendimento nutricional

O projeto de extensão NUTRIR, Ambulatório de Nutrição, presta serviços à comunidade na avaliação antropométrica, avaliação do consumo alimentar, orientações para prática de exercício, planejamento de dieta voltado ao objetivo individual, orientações para diabetes, hipertensão e obesidade. O atendimento é realizado somente na sexta-feira pela manhã, através dos estagiários do Curso de Nutrição da UFSC, orientados pela professora Lúcia Zeni. As consultas ocorrem na Sala da Unidade Metabólica, no 4º andar do Hospital Universitário (HU). Agendamento de consultas pelo e-mail: nutriatendimentos@gmail.com.

Chamada de artigos

A revista Anuário de Literatura está recebendo artigos para a seção temática da edição número 18. A publicação se dedica às investigações teóricas e críticas sobre as multiplicidades e especificidades das literaturas de expressão portuguesa, através de estudos literários que contribuam para a reflexão do que é o Contemporâneo. A próxima edição é dedicada às comemorações do “Ano do Brasil em Portugal”. Os textos devem ser encaminhados até o dia 30 de junho pelo site bit.ly/17wRFVu.

Grupo de Estudos de Astronomia promove palestra sobre Matéria Escura nesta sexta

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) promove nesta sexta-feira uma palestra gratuita sobre Matéria Escura, com Frederico de Freitas Taves, como parte da programação semestral da entidade. A palestra será no Anfiteatro do Planetário da UFSC. As atividades começam às 20h, com a discussão das notícias de astronomia que foram destaques na semana. A palestra terá início às 21 horas. Informações: (48) 3721-4133, 3721-9241 e 9932-3650, planetar@cfh.ufsc.br ou www.gea.org.br.

UFSC sediará primeiro encontro da pós-graduação em Física e Astronomia

Entre os dias 24 e 26, a UFSC sediará o I Encontro da Pós-Graduação em Física e Astronomia, no Auditório da Reitoria. O evento tem como objetivo promover o contato científico de pesquisadores e estudantes de Física das instituições universitárias brasileiras, além de países da América do Sul. É a primeira vez que Santa Catarina sedia um encontro sobre o tema. As inscrições são gratuitas. Informações: http://encontro.pgfsc.sites.ufsc.br/2013/.

Acompanhe outras notícias da UFSC no Portal www.noticias.ufsc.br
Confira a programação da TV UFSC www.tv.ufsc.br

Informações e sugestões: Agência de Comunicação (Agecom). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
www.agecom.ufsc.br / divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2825 / 3721-9601

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina