Aroeira caída vira aula e atividade para as crianças no NDI

18/09/2012 23:00

Na manhã de terça-feira, as crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) observaram a retirada da aroeira que esteve lá por 28 anos, tiraram algumas lições e pensaram em como aproveitar a madeira. A árvore caiu na segunda-feira perto das 18h, por causa dos fortes ventos que sopraram em Florianópolis no fim da tarde, chegando a 85 km/h.
A remoção foi feita por funcionários da Prefeitra do Campus, que mostraram aos alunos como faziam a operação. Os galhos maiores foram imediatamente cortados, mas o tronco maior foi deixado para depois, para poupar as bromélias que cresceram nele e os ninhos montados ali pelos pássaros. Um deles tinha até filhotes.
Os galhos mais resistentes serão usados para fazer bancos, colocados nos jardins do NDI. A ideia faz parte do projeto de meio ambiente da unidade e tem a finalidade de desenvolver a noção de que, apesar da queda, a aroeira vai continuar a fazer parte do espaço do núcleo.
“As crianças estão vivenciando como acontecimento, algo inusitado. Os professores estão explicando a elas os motivos da queda da árvore”, observa Marilene Raupp, diretora do NDI. “Vivenciaram a queda da árvore e conheciam a árvore anteriormente, então é pra elas compreenderem que existe um ciclo da vida, que num determinado momento a árvore envelhece e elas não têm mais esta árvore no cotidiano, mas é possível ter a continuidade dessa árvore, no caso nesses bancos”.


Reportagem de Victor Hugo Bittencourt/bolsista na TV UFSC/UFSC

Imagens: Giuliane Gava/bolsista na TV UFSC/UFSC
Reportagem da TV UFSC sobre a retirada da aroeira:

Tags: aroeiraNDI/UFSCTV UFSCUFSC