Simpósio elucida obra de Leopardi

07/09/2011 10:21

O 1º Simpósio Internacional Leopardi e as Línguas será realizado no dias 13 e 14 de setembro no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e irá discutir a obra de Giacomo Leopardi, um dos mais representativos escritores da Europa do século XXI.

O simpósio receberá professores e escritores de quatro universidades brasileiras e três universidades estrangeiras, destacando-se o professor Marco Lucchesi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Brasileira de Letras com a palestra Vicissitudes de um leitor na silva leopardiana e a professora Cosseta Veronese da Universität Basel (Universidade de Basel) que participará de uma mesa-redonda com o assunto Lo Zibaldone nella ricezione di Giacomo Leopardi (A recepção de Diacomo Leopardi em Zibaldone).

Diacomo Leopardi é poeta, ensaísta e filósofo italiano precursor de algumas ideias de Friedrich Nietzche e Walter Benjamim, que se propôs a discutir os conceitos do niilismo, a fragmentação do homem moderno e o modo de filosofia moderna.

O 1º Simpósio Internacional Leopardi e as Línguas é gratuito e aberto ao público e será realizado na Sala Machado de Assis, no 4º andar do Bloco B do CCE, na UFSC a partir das 9h30 no dia 13 e 10h no dia 14.

O encontro é uma parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Università per Stranieri di Siena (Universidade para Estrangeiros de Siena).

A programação do evento pode ser acessada aqui.

Mais informações sobre Giacomo Leopardi: www.appuntileopardiani.cce.ufsc.br

Por Ricardo Pessetti/ Bolsista de Jornalismo na Agecom