Multiplataformas são tema do I Congresso de Televisão Digital

28/06/2011 14:37

O segundo dia do I Congresso de Televisão Digital do Mercosul iniciou com a apresentação do professor Dr. Fernando José Spanhol, vice-reitor da Universidade Estadual do Tocantins, professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e subcoordenador do TVD Sambaqui. O projeto TVD Sambaqui, tema da apresentação do professor Spanhol, é um grupo de pesquisa em TV Digital do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e tem como missão produzir e disseminar conhecimentos por meio de conteúdos e serviços para a TV Digital. Para contribuir nos processos de desenvolvimento e inovação de ferramentas e metodologias, os pesquisadores desenvolvem artigos, teses e dissertações que pretendem ampliar e aprimorar a gestão, produção e geração de conteúdos para a nova tecnologia. Mais informações sobre o projeto TVD Sambaqui, as suas iniciativas e como fazer para participar do grupo estão disponíveis pelo endereço tvdi.egc.ufsc.br.

O professor da Universidade Palermo na Argentina, Luis Valle, foi o segundo palestrante da manhã. Valle contou a trajetória da TV Digital no país vizinho embasada nas políticas públicas e nos avanços conquistados desde 2008, quando a nova tecnologia deu os primeiros passos. Desde então, iniciativas governamentais vêm ampliando o sistema naquele país, entre eles destaca-se o “Plano LCD para todos” que tem como um dos objetivos promover um maior acesso à TV Digital, e o “Plano Nacional de Telecomunicações – Argentina Conectada” que busca expandir em cinco anos a banda larga e a TV Digital para toda a população hermana.

Encerrando as atividades desta terça-feira, o sócio-diretor da Sábia Experience S.A., Demetrius Ribeiro, apresentou detalhadamente o Estúdio Brasil, uma plataforma de produção e gestão de conteúdos digitais interoperáveis em web, TV Digital e Mobile. “Hoje todos somos produtores de conteúdo e não somente consumidores”, lembrou Demetrius. A Sábia Experience desenvolve experiências vivenciais interativas com uso de ambientes e dispositivos multi-toques que proporcionam interatividade e socialização.

O I Congresso de Televisão Digital do Mercosul segue até o dia 29 de junho, no Centro de Eventos da UFSC. O evento, realizado pelo TVD Sambaqui, traz na programação do último dia as palestras de Mathias Weber, professor da Univali, Marco Antônio Munhoz da Silva, da Dataprev – INSS – e Eduardo Costa, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Todas as atividades da programação são transmitidas pela TV LED no endereço www.tvled.ufsc.br. Mais informações: (48) 3721-7128 / 8466-7939.

Por Claudia Xavier/ Jornalista LED/UFSC

Congresso discute implantação da TV Digital no Brasil