Silveira de Souza é o convidado do Círculo de Leitura de Florianópolis
Considerado um dos principais contistas de Santa Catarina e, para muitos críticos, do Brasil, João Paulo Silveira de Souza é o convidado da primeira edição de 2011 do Círculo de Leitura de Florianópolis, que será realizada às 18h de quinta-feira, dia 26, na sala Harry Laus da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina. Também cronista e tradutor, Silveira é membro da Academia Catarinense de Letras e acabou de lançar, pela Editora da UFSC, o segundo volume de “Ecos no porão”, que reúne uma seleção de contos publicados de 1980 para cá.
Criado pelo poeta Alcides Buss, o Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann, Mário Prata, Rogério Pereira, Celso Martins, Rosana Bond e Tabajara Ruas foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.
O convidado – Silveira de Souza nasceu em Florianópolis em 1933. Aos 13 anos, junto com Carlos da Costa Pereira Filho, publicou o mensário Farrapos. Dois anos depois, editou com Hugo Mund Júnior o jornal cultural Oásis. Na década de 50, passou a integrar o Círculo de Arte Moderna, conhecido como Grupo Sul, movimento que trouxe o modernismo para Santa Catarina.
Por essa época, escreveu “Beco”, peça em um ato, e dirigiu, com Francisco José Pereira, a página Literatura e Artes do suplemento dominical do jornal O Estado. De 1960 em diante foi professor de matemática no Instituto Estadual de Educação e na Escola Técnica Federal, em Florianópolis.
Nos anos 70, trabalhou no Departamento de Extensão Cultural da UFSC e na Fundação Catarinense de Cultura, onde coordenou a edição de publicações como Boi de Mamão (1979-1981), Cadernos da Cultura Catarinense (1984-1985) e a série de fascículos Escritores Catarinenses (1990-1991).
Os livros que publicou são “O vigia e a cidade” (contos, 1960), “Uma voz na praça” (contos, 1962), “Quatro alamedas” (contos, 1976), “Os pequenos desencontros” (crônicas, 1977), “O cavalo em chamas” (relatos, 1981), “Canário de assobio” (crônicas, 1985), “Um ônibus e quatro destinos” (romance escrito em parceria com Francisco José Pereira e Holdemar Menezes, 1994), “Rumor de folhas” (poemas, 1996), “Relatos escolhidos” (1998) e “Trololó para flauta e cavaquinho” (em parceria com Flávio José Cardozo, 1999).
Também publicou, entre outros trabalhos, “Sonetos da noite” (1958), seleção de poemas de Cruz e Sousa, e “Artepoema” (1983), experiência de integração poesia-pintura, em parceria com o pintor Hassis. Participou das antologias “Este mar catarina” (1983), “Este humor catarina” (1985), “Este amor catarina” (1996), “Contistas novos de Santa Catarina” (1952), “Panorama do conto catarinense” (1974), “Assim escrevem os catarinenses” (1976), “21 dedos de prosa” (1980), “Cambada de mentiroso” (1987) e “Os dez mandamentos”.
Breve entrevista – Por ocasião do lançamento de “Ecos no porão”, Silveira de Souza deu uma entrevista à jornalista Raquel Wandelli. Abaixo, alguns trechos da conversa, nos quais ele fala de sua criação e dos autores que leu, da infância à idade adulta.
Percebe-se em todos os contos uma consciente localização do cenário de Florianópolis que vai muito além do mero retrato ou panorama da cidade visto pelo escritor. Em que tipo de intenção estética se inscreve essa presença geográfica de Florianópolis na sua ficção?
Silveira – De fato, Florianópolis é o cenário de todos os relatos. Por não se tratar de um guia turístico, mas de um livro de ficção literária, o leitor não vai encontrar descrições pormenorizadas ou exaltações entusiásticas a respeito de suas paisagens e recantos pitorescos. O que existe são apenas brevíssimas indicações dessa geografia, integradas à ação e à mente dos personagens. Foi minha intenção que esses personagens se comportassem como habitantes de uma ilha, que a ilha fosse, indireta ou inconscientemente, um componente importante de sua psicologia. Creio que isso diferencia um tanto os meus relatos dos relatos de autores de outros estados.
Você faz uma literatura ao mesmo tempo densa e econômica, como poucos contistas. Como chegou a essa síntese e que autores o influenciaram nessa escolha estética?
Silveira – Harold Bloom escreveu que toda a escritura é uma espécie de releitura. Se ele estiver certo, devo dizer que leio desde os dez anos de idade (estou hoje beirando os 78). Em todo esse tempo, passei por períodos de leitura em que determinado autor, às vezes determinados autores, monopolizavam a minha preferência. Posso citar alguns deles: Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen, lá entre os 10 e 12 anos. Depois, com o tempo, foram surgindo Machado de Assis, Anton Checov, Dostoievski, Clarice Lispector, Kafka, Dyonélio Machado, Joseph Conrad, James Joyce, Thomas Mann, William Faulkner, Guimarães Rosa, Cortazar, Jorge Luis Borges, H.P. Lovecraft e alguns outros. Nem vamos falar de poetas, de compositores, de alguns desenhistas e pintores, e de alguns diretores de cinema. É provável que todos eles, de algum modo, tenham deixado alguma marca, numa frase, na estruturação de uma determinada estória, na caracterização de um dado personagem. Mas essa é uma praia para os críticos literários.
Alguns autores, como Salim Miguel, o consideram o maior escritor catarinense da atualidade e um dos melhores contistas do Brasil. O que pensa disso?
Silveira – Não tenho como responder a isso. Mas devo dizer que, desde 1960, quando publiquei “O vigia e a cidade”, até agora, o propósito real ao escrever os meus relatos foi conseguir realizar algo que me satisfizesse interiormente, do ponto de vista de uma criação estético-literária. Nunca me interessou ser, como autor, maior ou menor, principalmente num momento em que Santa Catarina tem, residindo aqui e fora daqui, um conjunto de poetas e escritores de primeira linha, como o próprio Salim.
Mais informações com Alcides Buss, coordenador do Círculo de Leitura, pelo fone (48) 9972-3045. O telefone de Silveira de Sousa é 3249-3517