Cine Paredão tem programação especial na Semana de Ciências Sociais

05/05/2011 08:26

Esta semana o projeto Cine Paredão promove evento especial para marcar a Semana Acadêmica de Ciências Sociais. Serão apresentados curtas produzidos por estudantes, na Mostra de Curtas da Galera. Nesta sexta, 6 de maio, nas colinas do bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Caso chova, a mostra será transferida para o auditório do centro.

Programação e Sinopses:

A Felicidade Bate a Sua Porta
Por Everson Antunes
Duração: 15 minutos
Ano 2005
Sinopse: É um programa popular de tv que traz a felicidade para as casas das pessoas na forma de bens de consumo. Mas dessa vez batem na porta errada.

Re-Nascimento

Por Everson Antunes
Duração: 15 minutos
Ano: 2004
Sinopse: Nascimento é um cidadão comum que tem tudo que precisa em seu pequeno mundo. Mas uma noite ele será arrancado de sua cômoda posição.

Como Montar Uma Rádio Livre? Uma receita da Rádio Tarrafa
Por CMI-Floripa
Duranção: 5 minutos
Ano: 2010
Sinopse: Atrizes e atores convidados representam o papel de programador@s de uma rádio livre localizada em Florianópolis e explicam tudo aquilo que é preciso para construir uma rádio fora das redes convencionais de comunicação.

Retome a revolta
Por CMI-Floripa
Duranção: 10 minutos
Ano: 2011
Sinopse: Em 2011 as tarifas de ônibus aumentaram em mais de 15 cidades brasileiras. Esse vídeo é uma tentativa de reunir relatos – em forma de imagem – das resistências que surgiram em alguns locais e estimular mais um levante em Florianópolis.

“A terceira margem”
por: Gustavo D. Ballejo
duração?
Ano: 2008
Sinopse: Documentário etnográfico realizado como trabalho de conclusão de disciplina tendo como tema uma aproximação do universo de alguns moradores de rua – depoimentos, imagens e conversas cujo cenário é o centro de Florianópolis.

Paisagem Ocre
Por Pilar de Zayas Bernanos e Odyr A. Bernanos de Zayas Sohn.
Duração: 05 minutos
Ano: 2004
Venceu o CONCURSO DE ROTEIROS DA PETROBRAS CULTURAL em 2004. Produção de Trata da metamorfose arquitetural da paisagem geográfica como conseqüência do impacto da ação do homem sobre o meio através da exploração dos recursos do solo na busca de sua própria sobrevivência. Expõe uma situação real, dramática e polêmica da relação homem/natureza propondo uma reflexão sobre o meio natural e os grupos humanos. A proposta de abordagem está calcada fundamentalmente na experimentação da linguagem não verbal onde se registra uma realidade utilizando a força da imagem como documento principal e
testemunho da verdade. Explora novas formas de linguagem onde a palavra surge através de um texto/poema extraído dos depoimentos que complementam as informações e reforçam o conjunto das intenções. Em memória de Lídio Sohn.

Vídeo:Inevitavelmente
Por Lídio Sohn e Pilar de Zayas Bernanos
Duração: 05 minutos
Ano: 2001
Sinopse: é o resultado de uma proposta experimental onde se registra uma realidade utilizando a força da imagem como documento principal e inquestionável. Explora novas formas de linguagem onde a palavra surge na forma poética e não narrativa. O que é enfocado nas faces envelhecidas traduz a dura e “inevitável” ação do tempo como uma realidade fatal e irreversível. O conjunto aborda a questão do tempo e desencadeia a uma reflexão sobre a morte. Este vídeo foi baseado no poema Inevitavelmente de
Pilar.

Vídeo: Artistas de Picos
Direção: Milena Abreu Chiaranda
Duração em torno 30 minutos
Ano: 2011
O vídeo é uma extensão do trabalho que foi desenvolvido no projeto Rondon de 2011. Operação Zabelê, com a oficina “História da Cidade” com a proposta de criar um acervo audiovisual no Museu da Cidade de Picos em Piauí.

Sopa de letrinhas
2’05” – 2010 –
Direção: Guilherme Lópes Souza
produção Bárbara Emanuele de Andrade Neri
Quatro cenas breves, semi-interligadas e quase engraçadas que representam e são representadas por expressões idiomáticas relacionadas com comida.

Tags: cine paredão