Núcleo de Educação Ambiental propõe filiação da UFSC à UICN

04/04/2011 13:40

Visando formalizar o interesse da Universidade em filiar-se à União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), ocorreu, 18 de março, uma reunião entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb)( www.neamb.ufsc.br) do Centro Tecnológico (CTC) e o representante da organização internacional. Ao final do encontro ficou decidido que a UICN( www.iucn.org) deve enviar um convite oficial à reitoria para dar continuidade ao processo. A UFSC se tornaria, então, a primeira universidade brasileira a ser filiada a instituição.

A ideia da filiação partiu do NEAmb, que ao participar do evento de biodiversidade COP2010, no Japão, teve contato com os representantes da organização. Após duas viagens de membros do Núcleo aos escritórios regional e nacional da UICN, Luiz Fernando Merico, Coordenador Nacional da UICN Brasil, visitou a UFSC para a reunião com o Cláudio Amante, Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Professor Guilherme Farias Cunha, coordenador do NEAmb, Professor Edison da Rosa, Diretor do CTC, Professor Sebastião Roberto Soares, Vice-diretor do CTC, e a equipe do NEAmb.

Para o membro do conselho técnico do NEAmb, o estudante de biologia, Rodrigo Merege, os maiores benefício da filiação são o acesso às metodologias que o UICN define, a participação em importantes decisões, como o planejamento estratégico do órgão, e o aumento no número de projetos voltados para a área ambiental geridos pela Universidade, representada pelo NEAmb.

Fundada em 1948, a UICN ( www.iucn.org) é um órgão ligado a Unesco/ONU e busca colaborar com a conservação da biodiversidade. É uma instituição de articulação, não sendo responsável pela execução de projetos na área. Sua ação mais conhecida é a Lista Vermelha, em que são catalogadas as espécies de animais e plantas que correm risco de extinção.

Informações: www.neamb.ufsc.br

Por Bianca Amorim/ bolsista de jornalismo da Agecom

Tags: NEAmbUICNUnião Internacional para Conservação da Natureza