Entenda a Teoria da Resposta ao Item usada para a correção do ENEM

18/01/2011 15:12

O Laboratório de Custos e Medidas ( www.custosemedidas.ufsc.br), ligado ao Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, do CTC, estuda, desde 2007, aplicações da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que utiliza modelos estatísticos para estimar habilidades e características que não podem ser medidas diretamente. A partir de itens, é criada uma escala que mede a característica desejada dos indivíduos e, como os itens também são representados na mesma escala, torna-se possível interpretar os resultados obtidos.
O uso mais comum da TRI é na mensuração do conhecimento de pessoas por meio de provas. Na análise por esta teoria, cada questão tem um nível de dificuldade diferente e, por isso, duas pessoas que acertam o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes, dependendo do padrão das respostas apresentadas.
Mais do que a quantidade de acertos, os modelos da TRI analisam o padrão dos mesmos. Se uma pessoa acerta questões mais difíceis e erra questões mais fáceis – alguns acertos serão explicados pelo acaso (“chute”) e não pelo conhecimento.

Uma grande vantagem é permitir que resultados de diferentes provas sejam comparados, o que, na análise tradicional, só ocorreria no caso de provas com todas as questões iguais.

Isto é possível porque a TRI concentra-se nos itens, ou questões, enquanto a análise clássica depende da população e da prova à qual os itens pertencem.

Desde 1995, a teoria é utilizada em provas de eficiência, como o  SAEB e, em 2009, foi implementada nas avaliações do ENEM.

A TRI também é muito utilizada na psicologia. Uma das propostas do laboratório é desenvolver aplicações na área empresarial, que serviriam para a mensuração do grau de satisfação de clientes, do grau de empreendedorismo de pessoas e do nível de risco de crédito, entre outros.

Outras informações: professor Antonio Cezar Bornia :  cezar@deps.ufsc.br

Por Rafael Hertel/ ex-bolsista de jornalismo da UFSC/ matéria integrante do livro UFSC 50 anos: Trajetórias e desafios, organizado pela professora Roselane Neckel e jornalista Alita Diana

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