Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental ganha novo prédio para laboratórios e salas de aula

17/12/2010 16:14
O novo bloco tem 1.500m² e vai abrigar laboratórios de ensino e pesquisa, salas de aula e ambientes para os setores administrativos

O novo bloco tem 1.500m² e vai abrigar laboratórios de ensino e pesquisa, salas de aula e ambientes para os setores administrativos (Foto: Paulo Noronha)

Foi inaugurado nesta quinta-feira (16/12) o bloco 2 do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, que vai abrigar, em seus 1.500m², laboratórios de ensino e pesquisa, oito salas de aula e ambientes para os setores administrativos. Vinculado ao Centro Tecnológico (CTC), o departamento funcionava num prédio que já não comportava todas as demandas, e aguardava desde 2003, quando as obras começaram, pela conclusão das novas instalações. Estavam presentes na cerimônia o chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, professor Maurício Luiz Sens, o chefe do Centro Técnológico, professor Edson da Rosa e o Reitor Álvaro Prata.

Além de sediar novos laboratórios, o espaço construído vai permitir a ampliação dos que já existem e até possibilitar a transferência do laboratório de hidráulica, que opera próximo ao Hospital Universitário. A construção enfrentou vários problemas, com a interrupção das obras e a desistência de empresas que ganharam licitações para executar os trabalhos. A terceira empreiteira que assumiu essa responsabilidade é que está entregando o prédio pronto.

Em discurso, o professor Maurício Luiz Sens afirmou que “não faltou nem recursos nem empenho, mas o que atrasou a obra foi a burocracia”. Já o reitor Álvaro Prata destacou a necessidade em se buscar maior autonomia perante aos órgãos federais. “Os trâmites burocráticos existem porque a Universidade não pode depender de maus gestores, e o resultado dessa burocracia muitas vezes é o engessamento. O Estado confia na Universidade para formar profissionais, mas não confia para a construção da infraestrutura que formará estes cidadãos”.

Qualidade Acadêmica

O departamento oferece o curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (criado em 1978 com o nome de Engenharia Sanitária), o mestrado (desde 1995) e o doutorado (desde 2000) em Engenharia Ambiental. A graduação tem cerca de 450 alunos, e a pós-graduação, 100. Dos 20 professores, 19 são doutores. A última edição do Guia do Estudante da editora Abril, usado como referência por muitos candidatos ao vestibular no país, deu cinco estrelas ao curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC.

Além do curso, nas salas do departamento são ministradas disciplinas da Engenharia Civil, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Materiais e outros. Na pesquisa, o foco são o planejamento e gestão ambiental e o monitoramento e controle da poluição ambiental. E, na extensão, o departamento oferece assessorias a comunidades e órgãos públicos, consultorias a empresas privadas e a promoção de cursos de aperfeiçoamento.

O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental também mantém intercâmbios com universidades dos Estados Unidos, Europa e América Latina e com órgãos públicos como a Embrapa, Ibama, Fatma, Casan e Epagri, além das empresas Sadia, Perdigão, Eliane e Petrobras.

Mais informações com o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental pelo fone (48) 3721-9597.

Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de Jornalismo na Agecom e

Paulo Clóvis Schmitz/ Jornalista na Agecom

Tags: engenhariaobras