Ranking saudita coloca UFSC entre as 10 melhores universidades do Brasil

13/05/2024 10:52

O ranking da Center for World University Rankings (CWUR) de 2024 coloca a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como a 10ª melhor universidade ou instituto de pesquisa do Brasil e a 5ª melhor universidade federal do país. O resultado posiciona a UFSC entre as universidades do topo da lista, uma faixa de 3,5% de excelência, dentre um total de 20.966 instituições em todo o mundo. A publicação oficial ocorreu nesta segunda-feira, 13 de maio, no site oficial.

Veja abaixo os dados ranqueados da UFSC (apenas universidades, excluindo-se institutos de pesquisa):

• Brasil – 9ª melhor universidade e 5ª melhor universidade federal.
  • América Latina e Caribe – 14ª melhor universidade.
  • Ranking Global – 722ª melhor dentre 20.966 instituições.

Veja a lista das 10 principais instituições brasileiras:

1. Universidade de São Paulo – USP (posição global: 105)
  2. Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (347)
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (360)
  4. Universidade Estadual Paulista – Unesp (421)
  5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (474)
  6. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (503)
  7. Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (607)
  8. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (620)
  9. Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (697)
  10. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (728)

Confira os dados completos no site oficial. Embora com algumas especificidades, o conjunto de indicadores utilizados pelo CWUR é similar a critérios adotados por outras avaliações mundiais de universidades, como qualidade do ensino, formação dos alunos, prestígio dos docentes e relevância na pesquisa.

Sobre o CWUR

O Center for World University Rankings (CWUR) tem sede na Arábia Saudita e é uma organização de consultoria que fornece aconselhamento político, insights estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. A CWUR publica classificações universitárias globais.

Tags: Center for World University RankingsCWURrankingranking CWURUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina