UFSC representará o Brasil em competição internacional de futebol universitário

16/04/2024 15:57

O time de futebol masculino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) representará o Brasil na FISU America Fútbol de 22 de maio a 2 de junho, em Punta Del Este, Uruguai. A competição é organizada pela Federación Internacional del Deporte Universitario (FISU) e a convocação da UFSC veio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

O campeonato é o equivalente ao Pan-Americano para o futebol universitário. A conquista do título garantirá uma vaga na Copa do Mundo Universitária. A UFSC foi convocada por ter sido a campeã nos Jogos Universitários Brasileiros, em 2023. Outro time de Santa Catarina também representará o Brasil: a equipe de futebol feminino da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Equipe campeã dos Jogos Universitários Brasileiros volta às competições por meio de campeonato pan-americano de futebol. Foto: Divulgação

“Jogar o Pan-Americano para mim é algo incrível, tentei ser jogador de futebol assim como muitas crianças e não consegui, e jogar esse campeonato me aproxima desse sonho de infância. Me sinto muito feliz pela Universidade nos oferecer essa oportunidade e grato pelo esforço que todos fizemos para chegar onde estamos”, relata o estudante de Educação Física e atacante do time, Kaique Cavalcante.

“Hoje contamos com uma equipe qualificada e com ideias bem estabelecidas, devido a todos os treinos e competições já disputadas. Ela é composta por jogadores com experiência em grandes jogos, que os fez adquirir um nível de concentração e resiliência elevados”, complementa o treinador Miguel Fagundes.

Os estudantes convocados são: Angelo Gabriel Cassariego Perusso; Arthur Schappo; Felipe Vieira Cubas; Gabriel Martini Almeida de Oliveira; Guilherme Facco Barbosa; Guilherme André de Oliveira Fagundes; Guilherme Godoy Oliveira; Igor Hüttl Marques; João Pedro Motta Pereira; João Pedro Soares Coelho; Kaique Gonçalves Cavalcante; Kauã Gonçalves Cavalcante; Lucas Pinto Monteiro; Luiz Ricardo Sanchez Alves; Mateus Pereira dos Santos; Pablo Gondim de Oliveira; Rodrigo Silva da Cunha; Thierry de Sousa dos Santos Martins; e Vitor Augusto Espíndola.

Atletas são de diferentes cursos e participam do projeto de extensão

Os atletas da equipe da UFSC são de diferentes cursos da instituição: Letras Português; Educação Física; Engenharia Civil; Direito; Administração; Ciências Econômicas; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária e Ambiental.

A equipe faz parte do projeto de extensão Futebol Universitário da UFSC, coordenado pelos professores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Futebol e Futsal (Nupedeff), e serve de laboratório para os acadêmicos do Centro de Desportos (CDS) da UFSC que buscam atuar em comissões técnicas no futebol profissional. Segundo o coordenador técnico, que também integra o núcleo, o professor do Departamento de Educação Física do CDS, Juliano Fernandes, o sucesso do time consolida um trabalho de muitos anos.

“Participar desta competição é uma grande conquista para o Nupedeff, pois representa a solidificação de um projeto iniciado em 2015, o qual tem sido referência na formação de jovens que buscam atuar no futebol, assim como é um ambiente de prática esportiva academicamente orientada para os acadêmicos da instituição”, conta.

A comissão técnica é formada pelo coordenador técnico, professor Juliano Fernandes e o doutorando Lucas Shoiti como supervisor; os acadêmicos do curso de Educação Física: Miguel Fagundes, técnico da equipe; Pedro Passos, preparador físico; e Bruno Bernardes, analista de desempenho. O estudante de mestrado em Ciências da Reabilitação, do campus da UFSC em Araranguá, Luiz Prange também atua na equipe técnica como fisioterapeuta.

Apoios

A participação da UFSC nos jogos tem o apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, do Centro de Desportos (CDS), e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Mayra Cajueiro Warren | mayra.cajueiro@ufsc.br
Jornalista da Agecom | UFSC

Tags: CDSfutebol universitárioJUBsNUPEDEFFUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina