UFSC é quarta federal em ranking de qualidade do MEC e a única de SC com nota máxima

04/04/2024 08:37

Campus da UFSC, abril de 2024 (Amanda Miranda)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a quarta universidade federal com maior média no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça-feira, 2 de abril. Com a nota, a UFSC se posicionou na faixa de excelência, sendo também a única instituição de Santa Catarina a atingir conceito 5 na avaliação.

O índice é calculado a partir do resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas dos cursos de graduação e dos conceitos CAPES de mestrado e doutorado, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. Das 1998 instituições com IGC calculado, 27,7% tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. 60,3% obtiveram nota 3 e 11,7% e 0,3% ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente.

No caso da UFSC, a nota que lhe atribuiu a faixa de excelência foi 4,32, menor apenas, entre as federais, do que as média das federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e ABC. Das 78 instituições de Santa Catarina submetidas à avaliação, a UFSC também obteve a maior nota, a única posicionada na faixa 5.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) , responsável pela avaliação, as instituições públicas federais se destacaram no ranking geral. Os dados integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos neste mês de abril. O Conceito Enade, que também faz parte dos indicadores, foi divulgado em outubro de 2023.

Processo avaliativo

Além do IGC, o MEC divulgou resultados de outros Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. Foram detalhadas informações a respeito do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Esses indicadores são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Na edição, o Enade avaliou os seguintes cursos: bacharelado das áreas de administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; direito; jornalismo; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia e turismo. Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior; design de interiores; design gráfico; design de moda; gastronomia; gestão comercial; gestão da qualidade; gestão pública; gestão de recursos humanos; gestão financeira; logística; marketing e processos gerenciais.

Com informações do Inep

Tags: