Professora de Psicologia da UFSC lança livro sobre intervenções na neuropsicologia infantil

10/04/2024 10:08

A professora Natália M. Dias, do Departamento de Psicologia da UFSC acaba de lançar o primeiro volume da obra Neuropsychological Interventions for Children, pela editora alemã Springer Nature. O segundo volume tem previsão de lançamento em junho deste ano. A autoria é dividida com a também psicóloga e professora da Universidade Feevale, Caroline Cardoso.

Segundo as autoras, o lançamento marca a intenção de dar maior visibilidade internacional à neuropsicologia brasileira e aos trabalhos desenvolvidos na UFSC. Intitulados Neuropsychological Interventions for Children – Volume 1: From Early-Preventive Stimulation to Rehabilitation e Neuropsychological Interventions for Children – Volume 2: Applications and Interfaces, os livros são traduções de exemplares das autoras publicados originalmente em português, e pretendem servir como um guia para profissionais que trabalham com intervenções neuropsicológicas na infância.

O primeiro volume apresenta fundamentos teóricos, dicas e orientações para neuropsicólogos desenvolverem diferentes intervenções, como estimulação e intervenção precoce com foco na promoção da saúde neuropsicológica; habilitação, adequada para atuação com transtornos do neurodesenvolvimento; e reabilitação, em casos de alterações estruturais. Reflete a preocupação das organizadoras em fornecer material com dicas práticas, fundamentadas teoricamente e úteis aos profissionais do contexto clínico e também escolar.

O segundo volume complementa os fundamentos teóricos e práticos apresentados no primeiro, apresentando aplicações a diferentes condições clínicas e explorando interfaces da neuropsicologia com outras áreas de pesquisa e prática.

Mais informações no site da editora.

Tags: CFHNeuropsicologianeuropsicologia infantilpsicologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina