Espetáculos do ‘Dança em Trânsito’ serão gratuitos para comunidade universitária nesta sexta-feira

03/08/2018 15:45

A Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) comunica que, devido à chuva, o espetáculo “Dança em Trânsito”, previsto para hoje, às 12h30, em frente ao Centro de Cultura e Eventos, foi cancelado. As demais apresentações programadas para esta sexta-feira, 3 de agosto, estão mantidas em Florianópolis.

No Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), às 19h; e no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 21h, estudantes, servidores docentes e técnicos administrativos da UFSC terão acesso gratuito aos espetáculos mediante comprovação de vínculo com a Universidade. Os ingressos poderão ser retirados no local até 10 minutos antes do início das apresentações. Para o publico em geral as entradas custam R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia.

A gratuidade para as atrações destinadas à comunidade acadêmica da UFSC é um convite da direção artística da companhia de dança Espaço Tápias, integrante do Dança em Trânsito.

Programação – 3 de agosto

19hSwan Lake (27 min.) de Ahn Sooyoung Company – Seul, Coreia do Sul
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho TAC

Sobre o espetáculo:

Cisnes, pelo o que me lembro desde a infância, são símbolo de graciosidade com beleza esplêndida e gestos lentos, porém firmes. Mas a sociedade atual tirou suas casas e abandonou os cisnes à espera da morte.

O que esses cisnes fazem à beira da morte? Os céus opacos e cobertos de fumaça, quilômetros e quilômetros de asfalto e arranha-céus sem fim, e os cisnes perdidos e desabrigados atravessando essas cinzentas cidades de dor.

Swan Lake, uma performance sobre questões ambientais atuais, estreou no Festival SIDance em 2011 e ganhou o Grande Prêmio no Festival Internacional de Coreografia de Seul. O coreógrafo reconstruiu o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky com poppin e groove de hip hop, power B-boying e movimentos de dança contemporânea.

19h: Alien Express (40 min.) de Zigan & Gasper – Ljubljana, Eslovênia
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho TAC

Sobre o espetáculo:

Esta performance é sobre encontrar um Alien dentro de nós, de você: percebendo a realidade como ela é. O show é um trem astral, que leva você a viajar de dualidade a unidade. Quer ser íntimo e universal ao mesmo tempo, mostra nossa própria história através de arquétipos, até o ponto em que a compreensão racional não é mais necessária.

21h: Time Takes The Time Time Takes TTTTTT (55 min.) de GN|MC Guy Nader | Maria Campos – Barcelona, Espanha
Onde: Teatro Ademir Rosa CIC

Sobre o espetáculo:

“O tempo leva o tempo que o tempo leva  ” é uma conversação física dinâmica através do pêndulo de areia de repetição de movimento leitmotiv, que incorpora mecanismos que medem o tempo e o espaço. Uma jornada de movimentos oscilantes que explodem em diferentes encontros evoluindo para um móbile perpétuo. Uma roda em andamento que sugere o tempo como um continuum.

Este projeto nasceu da admiração pelo ritmo e musicalidade que o movimento cria. Um ritmo latente e constante que marca a passagem do tempo. Com base em uma tarefa física simples, como o pêndulo, criamos uma sequência de mecanismos complexos que são feitos e desfeitos pela cumplicidade dos cinco artistas.

TTTTTT é uma manifestação poética e coreográfica, um exercício físico, visual e sonoro que explora o espaço como uma partitura dentro do som e do movimento. Uma experiência perceptiva do tempo, um eterno presente enraizado em materiais e formas.

Há 16 anos, o projeto Dança em Trânsito cria um fértil território transnacional que acolhe apresentações artísticas, formação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do mundo. O festival possibilita trocas de experiências entre companhias nacionais e internacionais convidadas, ampliando o debate e incentivando o desenvolvimento da linguagem da dança.

Mais informações no site do Dança em Trânsito e do Espaço Tápias.

Tags: CICdançaDança em TrânsitoSeCArteSecretaria de Cultura e ArteUFSC