Jornalismo da UFSC é premiado com cinco trabalhos em congresso regional de comunicação

05/07/2018 08:01

Os acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram premiados com cinco trabalhos submetidos à Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), apresentados durante o Congresso Intercom Sul, realizado entre os dias 29 de junho e 1° de julho no Centro Universitário Assis Gurgacz, em Cascavel (PR).

O telejornal diário do TJ UFSC foi premiado na categoria de Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo pela cobertura da prisão e morte do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. O trabalho ‘TJ UFSC: a cobertura de tragédia em um telejornal universitário e diário’ foi realizada pelos estudantes nos dias 14 de setembro (data da operação Ouvidos Moucos) e 2 e 3 de outubro (datas da morte e enterro de Cancellier).

A cobertura da Operação Ouvidos Moucos e da morte de Cancellier, feita pelos estudantes Matheus Vieira, João Bosco Cyrino, João Paulo Mallmann e Eduarda Hillebrandt para o Jornal Zero, recebeu o prêmio de Melhor Reportagem em Jornalismo Impresso. Na categoria de Programa Laboratorial de Áudio Avulso ou Série, o Programa ‘GGG – Gordofobia e Pressão Estética’, das acadêmicas Klaymara Silva, Rafaela Coelho e Rosângela Matos, foi o vencedor.

Dois trabalhos de conclusão de curso também foram vencedores: ‘Geração Fé’, documentário produzido por Ana Carolina Vaz e Gabriel Neves, recebeu o prêmio na categoria Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão; e a revista ‘Pátio’ de Heloísa Marques Baumgratz venceu como melhor produção na categoria Revista Laboratório Impressa Conjunto ou Série.

O prêmio Expocom foi entregue durante o Congresso Intercom Sul e premia as melhores produções experimentais feitas em cursos de comunicação. Por conta dos prêmios, os trabalhos estão classificadas para a etapa nacional do prêmio Expocom, entre os dias 2 e 8 de setembro, em Joinville, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018).

Mais

Em 2017, o TJ UFSC venceu o prêmio nacional de melhor Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo na etapa nacional do Prêmio Expocom.

Com informações de Felipe Sales, repórter do TJ UFSC