TJ UFSC vence prêmio nacional de melhor telejornal universitário na Expocom

11/09/2017 15:47

Parte da equipe do TJ UFSC acompanhou a premiação em Curitiba. Foto: Divulgação

O TJ UFSC, telejornal diário produzido pelos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou no último sábado, 9 de setembro, o prêmio de melhor Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo na etapa nacional do Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), que integra a programação do Congresso Nacional da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Este ano, o evento, que é o maior congresso de comunicação da América Latina, foi realizado na Universidade Positivo, em Curitiba, no Paraná.

O Expocom é um prêmio que consiste na apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes nos cursos da área de comunicação e na premiação dos melhores projetos experimentais produzidos pelos alunos.

Os estudantes Joelson Cardoso e Vitor Sabbi, editores responsáveis pelo TJ UFSC em 2016, representaram a equipe do telejornal no evento e apresentaram o trabalho na quarta-feira, dia 6, aos avaliadores. Confira aqui a edição especial do TJ UFSC direto de Curitiba. Em junho, o projeto venceu a etapa regional no Expocom Sul. É a primeira vez que o telejornal recebe o prêmio tanto regional, quanto nacional.

No ar desde abril de 2012, o projeto conta uma equipe formada por alunos de várias fases do curso de Jornalismo, que são responsáveis por toda a produção do programa, desde a elaboração de pautas e reportagens até a operação técnica. O TJ UFSC é exibido diariamente com transmissão ao vivo pelo canal próprio do programa no YouTube. O objetivo é proporcionar a experiência de produzir um telejornal diário, sendo uma experiência de ensino que visa a integração real da teoria, da técnica e da prática intensiva de jornalismo de televisão. Ao longo desses cinco anos, o projeto tornou-se também, um espaço para a experimentação de novas linguagens e narrativas em telejornalismo.

O projeto é orientado pelos professores Antônio Brasil e Cárlida Emerim com a supervisão técnica do servidor Carlos Henrique Guião.

O curso de Jornalismo da UFSC participou com sete trabalhos, que já haviam sido vencedores na etapa regional da Expocom Sul, e agora concorriam com produções de todo o Brasil. Três deles levaram o prêmio nacional. Além do TJ UFSC, a reportagem Montado no trabalho escravo, de Daniel Silva Santos, que conta a experiência de viver uma semana sem produtos de origem de trabalho escravo, venceu como melhor Reportagem em Jornalismo Impresso; e a reportagem Assédio Moral – A doença laboral silenciosa, produzida pelos alunos Ana Carolina Vaz e Gabriel Neves, conquistou o prêmio na categoria Reportagem em Telejornalismo.

Acompanhe o telejornal pelo Facebook e pelo Youtube.