2º dia da Semana da Dança UFSC tem oficinas e Aula-Espetáculo de Antonio Nóbrega

07/05/2018 16:00

Aula-Espetáculo, com passo sincopado de Antonio Nóbrega

O segundo dia da 4ª Semana da Dança UFSC, nesta terça-feira, 8 de maio, traz oficinas e a apresentação da “Aula-Espetáculo – Com Passo Sincopado” do performer Antonio Nóbrega.

Às 10h30, na sala 210, bloco D do CCE, tem a oficina “Estratégias De Conexão Para a Dança a Dois” do Grupo Experimental. Nesta oficina, serão trabalhados jogos e exercícios que tragam reflexões e estratégias de como duas pessoas podem se movimentar harmonicamente, a fim de buscar uma conexão que possibilite novos caminhos dentro da linguagem da dança a dois.

Na parte da tarde, também na sala 210, bloco D do CCE, às 13h, tem a oficina “Ação Colaborativa para Processo Criativo”, ministrada por Daniela Alves e Karina Collaço. A atração é um laboratório de criação em dança contemporânea que permeia princípios investigativos para a construção de uma dança autônoma. Sua estrutura de organização contempla corpos com ou sem vivências artísticas, buscando disseminar o conhecimento em dança, defendendo o fundamento de que essa arte pode ser explorada por diferentes corpos, trajetórias, experiências.

Para participar das oficinas é necessário chegar ao local com meia hora de antecedência para se inscrever. As vagas são determinadas pelo espaço disponível para cada atividade e as inscrições serão efetuadas por ordem de chegada.

À noite, às 20h, o Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, recebe a “Aula-Espetáculo – Com Passo Sincopado” de Antonio Nóbrega. Por meio de performances, vídeos e falas, Nóbrega apresenta o seu pensamento sobre uma dança brasileira contemporânea sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares – passos, giros, meneios, molejos, gingados, etc. – com princípios técnicos, práticas e procedimentos formais provenientes das várias linguagens de dança tanto do Ocidente quanto do Oriente. Tomando ainda a dança no Brasil como ponto de partida de estudo e reflexão, Nóbrega em Com passo Sincopado, esboça também uma interpretação da cultura brasileira levando em conta tanto a sua ascendência ocidental ou europeia – classe dominante, letrada – quanto a popular – marginal e de substrato oral.

Os ingressos estão disponíveis na secretaria do Departamento de Cultura e Eventos (piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC). No dia dos espetáculos, a distribuição de ingressos será realizada uma hora antes das apresentações.

Confira aqui o vídeo da atração Com Passo Sincopado.

A 4ª Semana de Dança UFSC oferece gratuitamente apresentações, oficinas, workshops e debates que criam a oportunidade do contato direto com diversas modalidades da dança, aproximando o público do processo criativo a artístico cultural, intensificando a admiração e o interesse comum pela dança.

Veja a programação completa aqui, mais informações sobre a Semana da Dança no Facebook.

A 4ª Semana da Dança é um evento realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (DEF/CDS) e do Departamento de Artes do Centro de Comunicação e Expressão (ART/CCE) com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017.

Serviço:

Atrações 4ª Semana da Dança UFSC | terça-feira | 8/5

O quê: Oficina Estratégias De Conexão Para a Dança a Dois – Grupo Experimental
Ministrante: Tassiana Bastos
Bailarinos: Bárbara Dell’Antonia Koehler, Caio Tomaz, Dayane Ros, Igor Bavaresco, Jefferson Leque, Larissa Sell, Luckas Souza, Phellipe Perin, Sofia Derycke e Tassiana Bastos
Quando: 10h30 – chegar ao local com meia hora de antecedência para realizar a inscrição
Onde: Sala 210 – Bloco D – CCE
Duração da atividade: 1h30
Classificação: Livre

O quê: Oficina – Ação Colaborativa para Processo Criativo
Ministrantes: Daniela Alves e Karina Collaço
Quando: 13h – chegar ao local com meia hora de antecedência para realizar a inscrição
Onde: Sala 210 – Bloco D – CCE
Número de Vagas: 25
Duração da atividade: 3h
Classificação: 15 anos, sem restrição de idade máxima

O quê: Aula-Espetáculo – Com Passo Sincopado
Ministrantes: Antonio Nóbrega
Quando: 20h
Onde: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Ingressos:  disponíveis na secretaria do Departamento de Cultura e Eventos (piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC), e também meia hora antes da apresentação no local do evento.
Duração da atividade: 2h
Classificação: Livre

Programação completa – 4ª Semana da Dança

Ficha Técnica – 4ª Semana da Dança UFSC

Curadoria, organização e coordenação: Vera Torres, Débora Zamarioli, Maria de Lourdes Alves Borges e Rosemar da Silva.
Equipe de Produção: Dayane Ros, Mariana Barreiros, Lucas de Lima, Ana Lúcia Moraes, Ivo Caoê Baptiston, Fernanda Luft e Rogéria Moreira Couto.
Identidade Visual: Mônica de Souza e Heliziane Barbosa
Realização: Fapeu e SeCArte/UFSC
Apoio: Departamento de Cultura e Eventos/SeCArte/UFSC, Departamento de Artes/CCE/UFSC, Centro de Desportos/UFSC, Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017

Tags: CCESemana de Dança UFSCUFSC