Ubaldo Balthazar: Vestibular traz o clima que a UFSC precisa

09/12/2017 18:18

Reitor da UFSC, Ubaldo Balthazar, cumprimenta os fiscais do vestibular. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

“E aí tá difícil”, perguntou o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar, a um dos jovens que passavam pelo Centro de Ciências de Saúde (CCS), um dos locais do Vestibular que visitou neste primeiro dia de prova, 9 de dezembro. E manteve esse mesmo jeito descontraído, respeitoso e sereno durante todo o percurso deste sábado, ao lado do pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa e do diretor-geral do Gabinete da Reitoria, Alvaro Guillermo Rojas Lezana.

Para Ubaldo, este é o “momento mais especial da Universidade”, pois ela se enche de uma “expectativa boa”, percebida na circulação intensa de pessoas pelo campus, o que “traz um clima bom e que a UFSC deseja”. Havia no caminho dos gestores pais, filhos e amigos que os aguardavam à sombra das árvores e dos prédios. E para a comunidade, Ubaldo, Alexandre e Lezana cumprimentavam com um “oi”, um “tudo bem” ou uma “boa tarde”. Para a equipe de apoio da Coperve, “um bom trabalho amigo” e “tudo certo”.

Ubaldo Balthazar, o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa e o diretor-geral do Gabinete da Reitoria, Alvaro Guillermo Rojas Lezana, visitam locais de prova na UFSC. Foto Henrique Almeida/Agecom/UFSC

No caminho para outro centro de ensino, lembrou-se do tempo em que esteve na mesma condição. Ubaldo, em 1970, realizou o Vestibular no hall da Reitoria, em um espaço com 60 lugares. “Tinha até prova de desenho geométrico”. E também recordou-se que faz 43 anos que se formou em Direito.

Os representantes da UFSC também passaram pelo Centro Tecnológico (CTC), pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), este no bairro Itacorubi. Neste domingo, dia 10, o plano é visitar o Instituto Estadual de Educação (IEE), no bairro Centro, o segundo lugar com mais candidatos realizando provas. Ao entrar nos locais, o silêncio era algo que reinava, regra básica no Vestibular. Ubaldo falava, quase que sussurrando, com os fiscais e os coordenadores de setor. Ao observar as salas atentava para as cadeiras vazias. Curiosamente, contava baixinho e, em alguns casos, demonstrava preocupação pela ausência dos candidatos.

Em conversa com o diretor do CCS, Celso Spada, Ubaldo e os colegas acharam interessante que, neste primeiro dia do Vestibular, os candidatos sabatistas estavam aguardando o pôr-do-sol, em uma sala na Biblioteca Central, para então realizarem a prova. Portanto, o concurso entrará noite adentro, seguramente até a primeira hora da madrugada. Informação esta confirmada pela professora Maria Luiza Ferraro, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve).

Por último, o Gabinete da Reitoria se deslocou à Coperve, onde o professor Ubaldo pôde sentar um pouco e conversar sobre os detalhes do funcionamento do concurso com os professores Maria Luiza Ferraro e Olinto José Varela Furtado, além dos funcionários que também estão trabalhando diuturnamente para o sucesso do Vestibular.

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC