Amilcar Neves vence 2º Concurso Salim Miguel

17/11/2017 10:31

O escritor Amilcar Neves, sob o pseudônimo “Dr. Algosconte” foi o vencedor do II Concurso Salim Miguel 2016-2017 com a obra Os mortos de abril: pequeno diário higiênico, que será publicada pela Editora da UFSC. O envelope lacrado com o resultado foi aberto pela comissão do concurso na reunião do Conselho Editorial da EdUFSC nesta terça-­feira, dia 16. Neves é membro eleito da ACL (Academia Catarinense de Letras) e ocupa a cadeira de número 32, que pertenceu ao ex-presidente da entidade, Lauro Junkes.

Natural de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, Amilcar Neves já publicou oito livros, entre eles os de contos “O insidioso fato – algumas historinhas cínicas e moralistas”, “Dança de fantasmas – contos de amor” e “Relatos de sonhos e lutas”, as crônicas “Da importância de criar mancuspias” e a novela “Movimentos automáticos”.

Com formação em engenharia mecânica, Amilcar Neves trabalhou com informática numa época em que os computadores ainda eram grandes enigmas para a maioria das pessoas e às vezes usa até mesmo os princípios da geometria para escrever um texto.  Apesar da intimidade com tecnologias, o escritor gosta de escrever à mão. “Às vezes ainda uso pena e tinteiro”, conta.

Crítico social e político, Neves preocupa-se com o desapego político em relação à cultura. “Tudo o que é relacionado à cultura é tratado como um favor em Santa Catarina”, lamenta. Como exemplo, cita a compra de livros de autores catarinenses para escolas. “A quantidade não é respeitada, ao contrário de outros estados. Somos soterrados pelo que vem de fora, e acabaremos perdendo nossa identidade”, observa.

Para ele, a literatura tem um papel importante na formação do ser humano, de abertura de horizontes, além do fator lúdico e de lazer. “O leitor é quem dirige o espetáculo, define o ritmo, anota, participa. A boa literatura abre perspectivas, abre vidas que não são nossas, permite o transporte a realidades múltiplas, dá instrumentos para avaliar a vida”, afirma.

O Concurso Salim Miguel foi criado no ano de 2010 pela Editora da UFSC em parceria com a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), com a proposta de incentivar a produção literária em Santa Catarina. A iniciativa inovadora de premiar um romancista catarinense rendeu homenagens, por meio do nome do concurso, a um importante escritor que, embora nascido no Líbano, residiu em Santa Catarina desde sua infância.

Salim Miguel, que faleceu em abril de 2016, era jornalista e escritor. Produziu romances, contos e crônicas e recebeu, entre outros, o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Foi ainda o segundo diretor da Editora da UFSC, de 1983 a 1991, responsável por consolidá-la no mercado editorial nacional.

Com informações do Jornal Notícias do Dia