UFSC Araranguá recebe avaliadores do MEC para autorização do curso de Medicina
Os avaliadores do Ministério da Educação (MEC) estiveram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá, para conhecer a estrutura local proposta para receber o curso de Medicina. A visita foi realizada nos dias 26 e 27 de outubro, pela professora Rosangela Minardi, da Universidade Federal de Viçosa (MG), e o professor Edson Arpini, da Universidade Estadual de Maringá (PR).
Os professores visitaram as instalações onde está sediada a Universidade, no bairro Jardim das Avenidas, além de locais onde funciona a rede de saúde municipal, entre eles a Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Regional de Araranguá. A passagem dos avaliadores pela cidade ainda contou com uma reunião na Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva).
O coordenador do curso de Medicina, Paulo Marcondes, diz que “a visita da comissão de especialistas do MEC foi mais um passo importante para o início do curso. Ela representa o Ministério da Educação realizando uma visita de avaliação da proposta do curso. São analisados 4 grandes áreas: o projeto pedagógico, os docentes, a infraestrutura da universidade e a infraestrutura da rede serviços de saúde.”
O professor ressaltou que o resultado da visita foi positivo. Segundo ele, “na reunião que houve na ACIVA, com a presença da comunidade organizada e de políticos, inclusive houve a promessa, por estes últimos, da dotação de 1 milhão de reais em emendas parlamentares para a instalação do curso. A comissão de especialistas irá sugerir ao MEC a autorização de funcionamento do curso, o que é uma vitória para a universidade e para a comunidade local que se uniram e mostraram sua força”.
Caso a autorização seja confirmada pelo MEC, a expectativa é da realização de um vestibular especial para o curso e que as aulas iniciem-se ainda em 2018.
Jonas Goulart/Comunicação Institucional/UFSC/Araranguá
 
        
































 
 
 
 
 
 
