UFSC busca voluntários para ensino de língua portuguesa a falantes de árabe

14/07/2017 14:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) busca professores voluntários para o “Curso de Ensino de Língua Portuguesa para Falantes de Árabe”. O enfoque do projeto é a população de refugiados sírios residentes na Grande Florianópolis e visa favorecer o processo de inclusão social e acadêmica destas pessoas. Não é preciso saber árabe ou ter graduação em Letras para atuar como pessoa voluntária.

O curso irá trabalhar as políticas linguísticas de acolhimento da população de refugiados, centrando no uso da língua portuguesa em situações sociais variadas.

Os interessados irão receber formação para os encontros. “Buscamos oferecer um curso de capacitação. A formação ocorrerá na UFSC e será ministrada por pessoas com experiência em ensino de Língua Portuguesa para falantes de árabe. Tais formadores conhecem o árabe e as especificidades linguísticas que ocorrem nas situações de aprendizagem por esses sujeitos”, explica Cristine Severo, professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV) e integrante do projeto em parceria com a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD).

Interessados devem entrar em contato com Cristine pelo e-mail .