11º FITA: confira as atrações do Festival para esta terça-feira

23/05/2017 08:00

A décima primeira edição do Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA 2017 chega ao seu quarto dia de apresentações nesta terça-feira, 23 de maio, com espetáculos em Florianópolis (Teatro Ademir Rosa – CIC, Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, Sesc Prainha) e Siderópolis (Siderópolis Clube). Confira abaixo a programação do dia.

Ananse e o Baú de Histórias

Ananse e o Baú de Histórias

Local: Teatro Ademir Rosa – CIC – Florianópolis
Horário: 15h
Valor: Gratuito

Sinopse: Cinco atores/atrizes-sombristas apresentam o personagem Ananse, o homem-aranha africano, mostrando uma de suas histórias mais conhecidas. Nesta história, Ananse faz uma aposta com Nyame, o senhor dos céus, devendo cumprir três tarefas difíceis e perigosas a fim de obter o baú com todas as histórias do mundo. Voltado para o público infantil, o espetáculo mistura projeção de sombras, contação de histórias, música e dança para tratar de um tema caro a todos nós: a preservação das tradições culturais afro-brasileiras.

Grupo: Coletivo Cênico Sombreiro Andante (Rio de Janeiro/RJ)
Direção: Gilson Motta
Duração: 51 minutos
Faixa etária: 0 a 12 anos
Técnica de manipulação: Bonecos e sombras

Desde el Azul

Desde El Azul

Local: Teatro Álvaro de Carvalho – Florianópolis
Horário: 20h
Valor: R$20; R$10 (meia) – Projeto Oito em ponto

Sinopse: Em Desde el Azul surgem flashes de desejos e convicções gerados durante toda a vida artística de Ines Pasic. Os seres que se alojaram em sua psique buscam a saída, um momento de protagonismo, desejo de afirmar sua existência. Estes personagens são frágeis e ridículos, tão humanos como a carne e os ossos dos quais são feitos, assim como a bonequeira que os manipula.

Grupo: Teatro Hugo & Inês (Peru)
Direção: Ines Pasic
Duração: 50 minutos
Faixa etária: A partir de 14 anos
Técnica de manipulação: Animação corporal

 

Sopa

Sopa

Local: Sesc Prainha – Florianópolis
Horário: 15h/20h
Valor: Gratuito

Sinopse: Sopa é um espetáculo sobre o poder exercido por homens em diferentes circunstâncias sobre outros homens, uma reflexão sobre a estupidez humana.

Grupo: Cachiporra Artes Escénicas (Uruguai)
Direção: Ausonia Conde
Duração: 55 minutos
Faixa etária: A partir de 12 anos
Técnica de manipulação: Luvas, varas, manipulação direta e sombras

*Após o espetáculo das 15h, conversa com os artistas
*O espetáculo possui trechos em espanhol

Redescobrindo Lautrec

Redescobrindo Lautrec

Local: Siderópolis Clube – Siderópolis
Horário: 15h
Valor: Gratuito

Sinopse: Uma jovem artista encontra o pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec, ícone da arte do final do século XIX, fragmentado e descobre que a única maneira de lhe trazer à vida é emprestando-lhe suas pernas e braços. À medida que o pintor revive, ele redescobre seus talentos e limitações físicas num mundo desconhecido.

Grupo: Cia. Nina Vogel(São Paulo/SP)
Direção: Bete Dorgam
Duração: 30 minutos
Faixa etária: Livre
Técnica de manipulação: Manipulação à vista

*Todos os espetáculos, inclusive aqueles que acontecerão nos teatros Ademir Rosa e Álvaro de Carvalho, são gratuitos para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio
**Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão).

Sobre o FITA
O FITA tem coordenação geral Sassá Moretti (do Departamento de Artes/CCE/UFSC) coordenação executiva de Zélia Sabino (do Departamento Artístico Cultural/SeCArte/UFSC) e produção executiva de Gustavo Bieberbach. O 11º FITA foi contemplado pelo edital IBERESCENA e tem patrocínio do Funcultural, da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo de Santa Catarina, da CAIXA Econômica Federal e do Governo Federal. Conta com o apoio institucional da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, através da SECARTE. Tem o apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Siderópolis. A realização é do Fazendo Fita Cia. Artística e da Funarte.

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC

Tags: SeCArteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina