Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea promove seminário sobre Teoria Crítica

13/10/2016 09:05

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (Nepesc) promove, entre os dias 17 e 21 de outubro, o evento “VI Seminário Internacional a Teoria Crítica hoje e VII Seminário Educação dos corpos, culturas, história”. Um seminário científico e formativo, que por meio de conferências com debatedores pretende discutir aspectos do contemporâneo que interessem à Educação, pensada como formação em sentido amplo, com foco em temas que tangenciam o corpo, a cultura, a história do presente. As inscrições podem ser feitas pelo site do Nepesc.

Confira a programação:

17/10 (segunda-feira)
18h: abertura com Alexandre Fernandez Vaz (UFSC/CNPq)
18h30: conferência de abertura com José Antonio Zamora (CESICMadrid) – Teoria Crítica da Cultura, hoje. Coordenadora: Franciele Bete Petry (UFSC). Debatedor: Amaro José Fleck (UFLA)

18/10 (terça-feira)
18h30: conferência de Emiliano Gambarotta (Conicet, Argentina) – Dialética e Reflexividade: para uma sociologia crítica da cultura. Coordenador: Jaison José Bassani (UFSC). Debatedor: Amaro José Fleck (UFLA)

19/10 (quarta-feira)

18h30: conferência de Jordi Maiso (Universidade Complutense de Madrid) – Teoria Crítica, Psicanálise, Formação. Coordenadora: Michelle Carreirão Gonçalves (UFRJ). Debatedora: Vanessa Cunha Prado D’Afonseca (Unicamp)

20/10 (quinra-feira)
18h30: conferência de Franciele Bete Petry – É possível resistir? Considerações sobre a crítica da razão em Max Horkheimer (UFSC) – Imagem, política, formação. Coordenador: Jaison José Bassani (UFSC/CNPq). Debatedor: Jordi Maiso (Universidade Complutense de Madrid)

21/10 (sexta-feira)

9h: conferência de encerramento com Eduardo Lautaro Galak (Conicet, Argentina) – Distâncias: sinfonia estética e política. Coordenador: Alexandre Fernandez Vaz (UFSC). Debatedora: Michelle Carreirão Gonçalves (UFRJ)