DIVULGA UFSC – 05/10/2016 – Edição 813

05/10/2016 09:07

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 05/10/2016 – Edição 813

 

‘Revista Eletrônica de Extensão da UFSC’ lança novo número

Extensio: Revista Eletrônica de Extensão da UFSC publicou sua edição número 23, volume 13. Educação ambiental, prescrição de agrotóxicos no Brasil, hanseníase e ensino tecnológico são temáticas que permeiam os sete artigos da publicação. A Extensio é um periódico de publicação semestral, interdisciplinar, de circulação nacional e internacional, que tem como missão contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos na área da extensão. O último número está disponível aqui. Informações pelo e-mail  extensio@contato.ufsc.br.

‘Outubro Rosa’: doação de lenços e entrevista com Flávia Flores, do Instituto Quimioterapia e Beleza

As inscrições para o exame TOEFL ITP, que ocorrerá no sábado, 8 de outubro, às 9h30, estão abertas até esta quarta-feira, 5 de outubro. Os interessados devem acessar o site. Mais informações: e-mail  Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ou telefone (48) 3721-6222.

Reunião discutirá a reativação da secretaria regional da SBPC em Santa Catarina

De 5 a 8 de outubro, a SBPC realizará uma Reunião Regional em Palhoça, Santa Catarina, com o tema “Cidades e Sustentabilidade”. O evento  acontecerá na Unidade Pedra Branca da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Além da programação científica, neste ano a SBPC reservou um momento para discutir a reativação da Secretaria Regional da SBPC em SC. A reunião ocorrerá no dia 6 de outubro, quinta feira, das 13 às 15 h, no auditório Pedra Branca, como parte da programação da Reunião Regional. Informações e inscrições pelo  e-mail sbpc@unisul.br .

Seminário trata da gestão de unidades de conservação a partir de perspectivas pragmáticas

O Núcleo Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD) convida a comunidade acadêmica para a 18º edição de seu Seminário de Pesquisa, nesta quinta-feira, 6 de outubro, às 19h, no miniauditório do curso de Administração, sala 117, 1° andar, bloco D do CSE. O aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC) e integrante do Núcleo, Gustavo Matarazzo Rezende, falará de sua pesquisa “Gestão de unidades de conservação: perspectivas pragmáticas”. Mais informações: (48) 3721-6422.

Sala Verde oferece oficina para produção de xampu com produtos naturais nesta quinta

O Projeto Sala Verde promove nesta quinta-feira, 6 de outubro, às 14h, uma oficina gratuita voltada à produção de xampu com produtos naturais. A atividade, que faz parte do Ciclo de Oficinas de Produtos de Higiene e de Limpeza Ecológicos, tem o objetivo de discutir aspectos da ecologia, a bioquímica dos componentes dos xampus, hábitos comuns de higienização e suas influências sobre o ambiente. O encontro é gratuito e será realizado na Sala Verde, no piso térreo da Biblioteca Central. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line.

Pós em Oceanografia promove minicurso e palestra nesta quinta e sexta

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOceano) promove o minicurso “Ordenamiento territorial en Chile: experiencia y análisis de casos”, que será ministrado pelo professor da Universidad Católica de Temuco, Fernando Peña Cortés, nesta quinta-feira, 6 de outubro, no auditório do CCJ, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Nesta sexta-feira, 7 de outubro, o PPGOceano realiza a palestra “Bioindicadores de qualidade ambiental baseados no macrobentos marinho: de moléculas a comunidades”, com Kalina Manabe Brauko, às 14h, no miniauditório do CFH. Inscrições e informações: Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ou (48) 3721-3527.

Colóquio Filosofia e Artes Marciais recebe inscrições de trabalhos

Será realizado no CDS, de 7 a 9 de novembro, o III Colóquio Filosofia e Artes Márcias – 3FAM. A comissão organizadora convida a comunidade acadêmica para submeter propostas de apresentação de trabalhos, nas linhas de investigação do evento. Os resumos devem ser enviados para o e-mail coloquioartesmarciais@gmail.com até esta sexta-feira, 7 de outubro.

Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Agroecossistemas

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA) comunica a abertura dos editais do processo seletivo para concorrer às vagas do mestrado acadêmico e do doutorado em Agroecossistemas. As inscrições para o mestrado começaram no dia 28 de setembro e seguem até 21 de outubro. O prazo para concorrer ao doutorado é de 3 a 31 de outubro. Informações: edital 001/2016/PGA-CCA – mestrado; edital 002/2016/PGA-CCA – doutorado; ou no site do programa.

Roda de conversa sobre violência contra a mulher

O projeto “Roda de conversa sobre a violência contra a mulher” promove a semana de combate à opressão contra a mulher, com presença de representantes da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), comunidade acadêmica e demais convidados. O evento é nesta quinta-feira, 6 de outubro, às 18h30, no hall do curso de Agronomia/CCA. Informações pelo ramal 5947.

Programa de Apoio Pedagógico de Araranguá abre inscrições para módulo de Leitura e Produção Textual

A coordenação do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) da UFSC em Araranguá  comunica que as inscrições para o novo módulo de aprendizagem, “Leitura e Produção Textual”, estão abertas até o dia 13 de outubro aqui. As aulas terão duração de 7 semanas e serão realizadas no período de 14 de outubro a 25 de novembro. Leitura e compreensão de textos pertencentes a gêneros variados e também configuração acadêmica do gênero textual “resumo” são assuntos a serem abordados no conteúdo programático. Informações: (48) 3721-4681 ou  piape.ara@contato.ufsc.br.

Campanha ‘Pela escola sem mordaça’ debate intervenções no ensino

A Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública e Gratuita – Santa Catarina, juntamente com diversas entidades, movimentos e coletivos, lançará nesta quarta-feira, 5 de outubro, a campanha “Pela escola sem mordaça”. O evento contará com a realização de uma aula pública em dois horários: às 9h30, na Escola Municipal Donícia Maria da Costa, com a professora Astrid Baecker Avila (UFSC ); e a outra às 14h, no Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC), com o professor Paulo Henrique de Amorim (IFSC). Os temas a serem discutidos envolvem o avanço de movimentos conservadores no país, o Movimento Escola Sem Partido e a luta por uma escola democrática, plural e crítica. Continue a leitura>>.

Sarau de Primavera com talentos musicais do Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

A estação mais florida do ano chega com música à UFSC. Os integrantes do Coral, do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC, projetos de extensão do Departamento Artístico-Cultural (DAC/SeCArte), participam do Sarau de Primavera nesta quinta-feira, 6 de outubro, às 19h30, no anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI). O evento, gratuito e aberto à comunidade, é um espaço para os participantes de cada grupo mostrarem seus talentos musicais e as suas propostas artísticas individuais – diferentemente do trabalho que realizam nos projetos de extensão.

Projeto ‘A hora e a voz da mulher no cinema’ exibe ‘Notes from home’

O projeto “A hora e a voz da mulher no cinema”, coordenado pelas professoras Alessandra Brandão (Cinema-UFSC) e Ramayana Lira (Unisul) exibe filmes realizados por mulheres e promove o debate sobre as obras e seus temas. Nesta quinta-feira, 6 de outubro, às 18h30, no CCE, será exibido o filme Notes from home, da cineasta belga Chantal Akerman. Informações no Facebook.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina