Dia do Servidor Público: entrevista com entidade sindical

27/10/2016 14:57

sintufscA entidade sindical que representa os trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Sintufsc – em resposta às perguntas sobre o Dia do Servidor Público encaminhou à Agecom a seguinte redação:

De acordo com a Coordenação do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc), um dos objetivos da atual direção é o de resgatar o servidor para dentro da sede da entidade, buscando fortalecer o poder de reivindicação da categoria. No último dia 22 de outubro foi realizada a confraternização em homenagem ao Dia do Servidor Público, em evento que reuniu mais de 1.400 pessoas entre filiados e seus familiares.

“Fazemos um  trabalho de conscientização dos servidores sobre a importância de sua participação nos movimentos pelas nossas reivindicações. Divulgamos na hora da festa a situação dos movimentos tanto no plano local quanto nacional em relação às pautas de reivindicações”, destaca Celso Ramos Martins, da Coordenação Geral do sindicato.”Todo este trabalho é feito no dia da festa, isso além de os filiados trazerem seus familiares e haver uma maior agregação entre todos. Isso inclusive provocou um maior número de filiações ao sindicato. E não deixando nunca de fazer a luta, além de haver uma participação expressiva dos aposentados, que muitos estão vindo para este tipo de evento. E essa é uma maneira de agregar realmente a categoria”, ressalta ele.

Para o coordenador geral, a conjuntura nacional quanto ao reconhecimento dos servidores só traz motivos para lamentar, pois a perspectiva é de apenas retrocessos para os trabalhadores: “Estamos perdendo direitos ao longo do tempo, não apenas no Governo Temer, mas também nos governos Dilma e Lula nós já enfrentávamos esta conjuntura de perda de direitos. Não apenas os servidores públicos deixaram de ser valorizados, mas também o setor educacional, enfim, o conjunto da classe trabalhadora na área pública vem sofrendo há vários anos as consequências da perda de direitos”.

Além da greve recém deflagrada pela categoria contra a PEC 241/2016  e pelo cumprimento dos acordos do ano passado, Celso Ramos Martins reforça a importância da pauta definida pela categoria nos congressos. “Temos uma pauta interna e uma extensa pauta nacional. Neste momento a pauta interna está centrada na questão da jornada de trabalho de 30 horas para todos e a inclusão dos aposentados na consulta para reitor da universidade. Precisamos continuar na luta, com uma maior participação da categoria nos movimentos e mais presença nas assembleias porque isso vai trazer benefícios para o conjunto dos trabalhadores. Os novos técnicos que estão chegando precisam se inserir dentro do sindicato. Pois são os jovens que vão tocar o movimento sindical no futuro”, afirma o coordenador geral.

Sintufsc

Tags: Dia do Servidor PúblicoSintufscUFSC