4º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações segue até quarta
Entre 12 e 14 de setembro a Universidade Federal de Santa Catarina realiza o 4º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em História e Interdisciplinar em Ciências Humanas, através do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (Labimha). A abertura será no auditório da Reitoria, às 10h, com a conferência ‘As barragens de Sonora: história ambiental e social das águas no México’.
O evento reúne a cada dois anos pesquisadores, pós-graduandos e docentes de diversas áreas do conhecimento e países para discutirem as interações entre humanos e meio ambiente ao longo do tempo. As conferências, lançamentos de livros e apresentações de pôsteres acontecem no prédio da Reitoria, enquanto as mesas de Simpósios Temáticos ocorrem na Reitoria, na Biblioteca Universitária, no Centro Socioeconômico (CSE) e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
A partir de diferentes estudos de caso, um no Brasil e outro no México, a temática da água será abordada nas conferências de abertura e encerramento do evento. Na segunda-feira, (12 de setembro) às 10h, o professor Sterling Evans, da Universidade de Oklahoma (EUA), traz a palestra As barragens de Sonora: História Ambiental e Social das Águas no México. A transformação do Vale do Rio Doce numa perspectiva transnacional será o tema da conferência de encerramento, realizada na quarta-feira (14 de setembro), às 16h30, pelo professor Georg Fischer, da Universidade de Aaruhs (Dinamarca). Mesas-redondas com expoentes da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental (Solcha) nos dias 12 e 13 de setembro, às 19h30, no Auditório da Reitoria.
As conferências, lançamentos de livros e apresentação de documentários são gratuitos e abertos ao público. A programação completa do evento e mais informações na página http://www.labimha.com.br/4simposio.