DIVULGA UFSC – 30/08/16 – edição 788

30/08/2016 09:04

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 30/08/2016 – Edição 788

SeTIC disponibiliza Desktop Virtual Linux para a comunidade universitária

A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), em parceria com o Departamento de Informática e Estatística (INE), disponibilizou o Desktop Virtual Linux. Nesse serviço, o sistema operacional Linux está disponível para uso nos laboratórios de ensino da UFSC via carga remota, ou seja, ele não precisa ser instalado localmente nos computadores. Veja neste link uma demonstração do acesso ao serviço.Continue a leitura » ».

VII Colóquio das Licenciaturas e II Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência

O “VII Colóquio das Licenciaturas e o II Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência: o desafio da educação das relações étnico-raciais para a Educação Básica”, que começou nesta segunda-feira, 29 de agosto, segue até 1º de setembro, na Univille. A palestra de abertura “Os desafios da Educação Étnico-Racial na Educação Básica” foi realizada pela professora Joana Célia dos Passos (CED/UFSC).  Continue a leitura>>.

Palestra ‘Clarividência: visão além dos 5 sentidos’ nesta quarta

A palestra “Clarividência: visão além dos 5 sentidos” ocorrerá no auditório Elke Hering da Biblioteca Central, nesta quarta-feira, 31 de agosto, a partir das 19h30. Continue a leitura>>.

Comissão Memória e Verdade convida ex-estudantes da UFSC para falar da resistência à ditadura

A Comissão Memória e Verdade (CMV-UFSC) promove a segunda sessão de depoimentos públicos sobre “Movimento estudantil e resistência à ditadura na UFSC – anos 1970/1980”. O evento será na quarta-feira, 31 de agosto, às 19h, no auditório da Reitoria. Continue a leitura>>.

PET Engenharia de Produção promove palestra sobre otimização de operações logísticas

O Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia de Produção promove a palestra “Otimização de operações logísticas integradas com a manufatura”, com o professor Antônio Novaes. O evento é nesta quarta-feira, 31 de agosto, às 18h30, no auditório Castro, prédio da Engenharia de Produção. Informações e inscrições pelo site.

Grupo de estudos sobre Direito Internacional

O Grupo de Pesquisa em Direito Internacional Ius Gentium convida toda a comunidade acadêmica para participar das reuniões que, neste semestre, tratarão do tema “A Corte Internacional de Justiça e o desenvolvimento do Direito Internacional: estudo dirigido a partir do caselaw“. Os encontros ocorrerão todas as terças-feiras, às 13h30, na sala 313 do CCJ, e têm início nesta terça-feira, 30 de agosto. Inscrições, gratuitas, através do link. A participação dá direito a certificado de 60h/aula. Mais informações no site.

Palestra sobre processos discursivos nas Conferências de Políticas para as Mulheres

O Núcleo Literatual da UFSC promove nesta terça-feira, 30 de agosto, a palestra “Processos discursivos e a construção de proposições de políticas nas Conferências de Políticas para as Mulheres”, com a pesquisadora Gabriela Falcão. O evento será realizado às 10h, na Sala Drummond, piso térreo do bloco B do CCE. Os participantes receberão certificado. Continue a leitura » ».

Simpósio Brasil-Canadá

O “Simpósio Brasil-Canadá: identidades, linguagens e culturas em trânsito”, promovido pelo Núcleo de Estudos Canadenses do Programa de Pós-Graduação em Inglês (PGI), começa nesta terça-feira, 30 de agosto, às 14h, no auditório do CCE, e segue até 1º de setembro. Confira a programação.

Curso aberto à comunidade ensina como deixar de fumar em cinco dias

O “Curso para deixar de fumar em cinco dias” está sendo oferecido gratuitamente à comunidade em geral até 2 de setembro. As aulas são ministradas na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria, das 19h30 às 21h30. Inscrições pelo e-mail jsantossouza2@gmail.com.

Prorrogada submissão de trabalhos para seminário de pesquisas em Linguística

O prazo para submissão de trabalhos para participação no VIII Sinpel (Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística), evento organizado pelos pós-graduandos do curso de Linguística (PPGlg), segue aberto até o dia 5 de setembro. O evento, que ocorrerá de 16 a 18 de novembro, no CCE, contará com mesas, grupos temáticos e oficinas das diferentes linhas de pesquisas desenvolvidas na Pós-Graduação. Mais informações podem ser conferidas aqui.

Professor da UFSC participa de mesa na Bienal do Livro de São Paulo

O professor Gilvan Müller de Oliveira, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV/CCE), estará presente na Bienal do Livro de São Paulo. Gilvan participa da mesa de discussão “Divulgação internacional da língua portuguesa: cenários e ações”, que ocorre nesta terça-feira, 30 de agosto, às 16h, no estande do SESC na Bienal. Mais informações no site.

Vagas abertas para oficinas de teatro para adolescentes e adultos

Ainda há vagas neste segundo semestre de 2016 para a Oficina Permanente de Teatro (adulto) e para a Oficina de Teatro para Adolescentes, ambas vinculadas ao Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte). As inscrições devem ser feitas de maneira presencial no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Continue a leitura>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina