1º Colóquio Internacional sobre Voz dias 23 e 24 na UFSC

12/08/2016 12:25

cropped-topo_marliska41O I Colóquio Internacional sobre voz: abordagens em Análise de Discurso e Psicanálise busca reunir pesquisadores das áreas de Análise de Discurso e Psicanálise, de diversas instituições nacionais e internacionais, que têm a voz como objeto de estudo, assim como estudantes de graduação e pós-graduação que se interessem pelo estudo numa abordagem interdisciplinar.

O I Colóquio sobre voz ocorrerá no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, nos dias 23 e 24 de agosto de 2016 e conta com a participação de: Jean-Michel Vives (Université de Nice), Claire Gillie (Université Paris VII), Gabriel Lombardi (Universidad de Buenos Aires), Valdir do Nascimento Flores (UFRGS), Inês Catão Henriques Ferreira (SES-DF), Marco Aurélio Barbai (Unicamp), Guilherme Gontijo Flores (UFPR) e Carlos Félix Piovezani Filho (UFSCar).

Trata-se portanto de um Colóquio interdisciplinar reunindo pesquisadores de diferentes áreas mas que comungam de um mesmo pressuposto epistemológico e que tomam a voz como objeto de estudo e investigação em suas pesquisas. Nesse sentido, a voz pode ser tomada no seu aspecto sonoro, fonético, discursivo, pulsional, representacional, simbólico, imaginário, real; enfim, trata-se de uma diversidade de pesquisas e estudos sobre um mesmo objeto mas lido de perspectivas teóricas diferentes e convergentes quanto a sua epistemologia.

Objetiva-se, com isso, a difusão desses estudos, o intercâmbio entre pesquisadores e a promoção do debate, assim como a discussão entre os diversos autores e atores dessas vozes. Visando a realização desses objetivos, buscamos elaborar uma programação que contemple espaços de circulação da palavra e que a própria voz possa ser posta em cada ato como enunciação do sujeito diante da sustentação de posições teórico-metodológicas. Espera-se, como resultado desse Colóquio, uma maior articulação entre os pesquisadores da voz, uma aproximação entre suas pesquisas, a criação de uma rede de pesquisadores sobre a temática da voz na Psicanálise e na Análise do Discurso; e por fim, o debate e a interlocução que fazem o avanço das pesquisas.

O evento é organizado numa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e o Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através dos professores Maurício Eugênio Maliska e Pedro de Souza que integram a Comissão Organizadora do evento.

Organização:

Maurício Eugênio Maliska (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul)
Pedro de Souza (Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC)

Parceiros Oficiais: 

  • Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da  Unisul,
  •  Programa de Pós-Graduação em Literaturas da UFSC,
  •  Fapesc,
  • Maiêutica Florianópolis – Instituição Psicanalítica
Inscrições:
As inscrições devem ser feitas diretamente através do Portal da Fapeu, de acordo com os valores abaixo. Estudantes devem apresentar comprovante de matrícula.
Estudantes – R$ 40
Profissionais – R$90

Mais informações e inscrições no link: https://coloquiointernacionalsobrevoz.wordpress.com/

Tags: I Colóquio Internacional sobre vozUFSC