Novo reitor da UFSC abre seminário sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito

11/05/2016 13:15

O novo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luís Carlos Cancellier de Olivo, participou da abertura do “Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito: uma visão integral”, primeira atividade no cargo. O evento, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, discute estratégias para melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. O encontro é promovido pela UFSC e pela prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Rede Vida no Trânsito.

Mesa de abertura do seminário. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Cancellier destacou o simbolismo de três reitores da Universidade estarem presentes na abertura: além dele, Lúcio Botelho (na organização do evento) e Rodolfo Pinto da Luz (como secretário de Educação de Florianópolis): “É um sinal de que nosso compromisso está mantido. A UFSC não dá as costas para a sociedade e ela irá melhorar a capacidade de interlocução. A Universidade já fez muitas parcerias com a prefeitura e tem muito mais a fazer”.

Lúcio Botelho destacou a necessidade de “romper a vaidade” dos grupos de estudo sobre mobilidade. “Tentamos propor um trabalho coletivo, com desdobramentos a longo prazo. Precisamos parar de pensar em duplicações como solução, porque daqui a pouco iremos precisar de uma quadruplicação”. Ele lembrou um paradoxo do trânsito em Florianópolis: numa cidade com mobilidade reduzida em muitos momentos, as pessoas morrem em acidentes automobilísticos.

O encontro faz alusão ao movimento “Maio Amarelo”, criado para conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito, assim como coordenar ações entre o Poder Público e a Sociedade Civil sobre segurança viária, discutir o tema, estimular o engajamento de todos em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Mais informações no site do evento.

Tags: mobilidadetrânsitoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina