UFSC lança cartilha educativa sobre igualdade de gênero

01/12/2015 16:38

IMG_1552A equipe de mestrandos e doutorandos do Laboratório de Estudos de Gênero e História (Legh) da UFSC formulou uma cartilha educativa sobre igualdade de gênero, destinada a crianças, adolescentes, pais e professores. O objetivo é expor a questão de gênero e chamar a atenção para a opressão, violência e preconceito. Inicialmente a distribuição do material está sendo feita pela internet.

A pesquisadora Cristina Scheibe Wolff diz que “o material acabou de ser lançado, mas tem recebido elogios pela linguagem simples e direta, pelo projeto gráfico, e por ser oportuna no debate atual”.

Nos dias 3 e 4 de dezembro serão realizadas as primeiras Jornadas do Legh: gênero, poder e subjetividades. O encontro vai reunir pesquisadores de diversas instituições – universidades, museus, escolas de educação básica, órgãos de preservação do patrimônio cultural – com o objetivo de expor pesquisas historiográficas que tenham relação com o gênero. Serão organizadas mesas-redondas e discussões com todos os palestrantes e ouvintes. O evento é aberto ao público e gratuito. As inscrições dos participantes devem ser feitas por meio de um formulário online.

LEGH-Jornadas-EventoDia 3/12/2015

8h30 – Credenciamento
9h – Mesa de Abertura para a qual serão convidadas as autoridades acadêmicas e as coordenadoras atuais do Legh
9h30 – Mesa Redonda – Gênero na Pesquisa Histórica – experiências de equipes de pesquisa
Janine Gomes da Silva – UFSC
Ana Rita Fonteles Duarte – UFC
Maíse Zucco – UFBA
Marlene de Fáveri – Udesc
12h – Intervalo
14h – Comunicações de Pesquisas em Andamento
(Organizaremos mesas temáticas de comunicações conforme as inscrições)
16h – Intervalo
16h30 – Comunicações de Pesquisas em Andamento
18h30 – Intervalo
19h30 – Mesa Redonda – Gênero e Interdisciplinaridade de uma perspectiva histórica
Joana Maria Pedro UFSC
Luciana Fornazari Klanovicz – Unicentro
Cláudia Regina Nichnig – OAB Florianópolis
Marinês Ribeiro dos Santos – UTFPR
Ana Maria Veiga – UFSC

Dia 4/12/2015

9h – Mesa Redonda – Gênero, Ensino e Extensão
Joana Vieira Borges – UFSC
Vanderlei Machado – CA/UFRGS
Caroline Jaques Cubas – Udesc
12h – Intervalo
14h – Comunicações de Pesquisas em Andamento
(Organizaremos mesas temáticas de comunicações conforme as inscrições)
16h – Intervalo
16h30 – Comunicações de Pesquisas em Andamento
18h30 – Intervalo
19h – Mesa Redonda – Gênero, feminismos e Ditaduras
Jaqueline Zarbatto – UFMS
Deusa Maria de Sousa – UFPA
Cristina Scheibe Wolff – UFSC

Mais informações no site.

Giovanna Olivo/Estagiária de Jornalismo/Agecom/DGC/UFSC

Tags: CFHComissão permanente de acompanhamento das politicas de igualdade de gêneroLEGH