Núcleo de Estudos Açorianos promove o 22º Açor

29/09/2015 10:32

A 22ª edição do Açor, maior festa de cultura açoriana do Brasil, idealizada pelo Núcleo de Estudos Açorianos(NEA), da Universidade Federal de Santa Catarina, será realizada dos dias 2 a 4 de outubro, em Bombinhas. Mais de 70 apresentações folclóricas e quatro shows musicais fazem parte da programação da festa, que também apresentará exposições, oficinas, lançamento de livros e apresentações escolares. A culinária açoriana terá seu destaque, com um pavilhão que servirá como praça de alimentação. A entrada para a festa é franca.

O evento, que em cada ano ocorre num município diferente, chega a Bombinhas pela primeira vez, onde será sediado na Praia de Bombas. “Queremos em breve ter no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando as nossas raízes e, principalmente, a cultura popular” projeta Joi Cletison, coordenador do NEA. Joi será também um dos expositores, com “Açores”, mostra de imagens que retrata o cotidiano do arquipélago.

A participação das escolas do município também será fundamental. Os alunos de 13 instituições desenvolveram, ao longo do ano letivo, atividades relacionadas à imigração açoriana e seu legado no litoral catarinense, e vão apresentar os resultados na festa. O envolvimento dos jovens estudantes faz parte de um processo de preservação da cultura açoriana. “Mobilizamos todas as escolas municipais e estaduais da cidade, e estamos ajudando a criar um processo de valorização cultural”, avalia Joi.

A abertura da festa ocorrerá na sexta-feira, 2 de outubro, às 18 horas. Durante a noite, ainda haverá apresentações folclóricas, que seguem no sábado durante todo o dia, das 12h30 às 23h. E no domingo, a partir das 9h30 ocorrerá a Missa do Encontro das Bandeiras e Folias do Divino Espírito Santo. As festividades vão até às 19h, quando ocorrerá o encerramento da 22ª edição do Açor.

Mais informações:

Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC – (48) 3721-8605