UFSC apresenta seu Repositório Institucional em universidade francesa

27/04/2015 07:54

O Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será apresentado no dia 1º de junho, durante o Encontro Franco-Brasileiro Limoges 2015: o ensino da Matemática na escola primária do século XIX ao XX, na Université de Limoges, na França.

A apresentação será realizada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, David Antonio da Costa, por meio do artigo “O uso de um diretório digital no projeto Capes-Cofecub”. O sistema – administrado pela Biblioteca Universitária (BU), em conjunto com a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) da Universidade – já conta com mais de 1.700 documentos, produzidos por pesquisadores de todo o país, sobre a história da Educação Matemática.

O artigo que será apresentado faz parte de um projeto de pesquisa que compara o ensino da Matemática em escolas primárias do Brasil e da França. O estudo analisa as mudanças educacionais no período entre 1880 e 1960, quando o ensino primário se popularizou e deixou de ser de acesso exclusivo das classes abastadas. Atualmente, o projeto envolve dez alunos de graduação, 15 de mestrado e oito de doutorado da UFSC.

No RI, professores, pesquisadores e técnicos-administrativos da UFSC podem publicar materiais digitais de conteúdo científico – como artigos, monografias, teses e dissertações – e publicações de interesse da comunidade universitária, como editais, comunicados e resoluções. Gesmar Kingeski Barbosa, administrador do projeto, explica que “o Repositório é multidisciplinar e pode ser acessado por meio de diversos servidores de busca, como o Google e o Yahoo, além de ser registrado em outros diretórios, como o Diretório Luso-Brasileiro, o DSpace e a Federação de Repositórios Educa Brasil.

O sistema da UFSC está em 81º lugar no Ranking Web of Repositories, que avalia organizações institucionais do mundo inteiro, ficando em 7º lugar na América Latina e 4º no Brasil. Para publicar algo, o interessado deve abrir um pedido no portal de atendimento da Setic, escolher a área de interesse e especificar os objetivos.

Mais informações: (48) 3721-9663; repositorio@contato.ufsc.br

Wagner Reis/Estagiário de Jornalismo da Agecom/DGC/UFSC

Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/DGC/UFSC

Tags: educação matemáticaEncontro Franco-Brasileiro Limoges 2015: o ensino da Matemática na escola primária do século XIX ao XXRepositório Institucionaluniversidade de Limoges