‘O trabalho com famílias na política social brasileira’ é tema de abertura de capacitação em recursos humanos

16/03/2015 15:57

O projeto de extensão “Capacitação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas em trabalho social com famílias” teve início no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC na tarde desta sexta-feira, 13 de março. A proposta é do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Sociedade, Família e Política Social (Nisfaps) da UFSC.

20150313_140508

Foto: Agecom/DGC/UFSC

A aula inaugural foi dividida em três partes: a solenidade de abertura; a palestra “O trabalho social com famílias na política social brasileira”, com a professora Regina Célia Tamaso Mioto; e uma orientação sobre capacitação para os participantes. A mesa foi composta por seis autoridades, entre elas a secretária de Estado de Assistência Social, Angela Albino, e o professor Edison da Rosa, pró-reitor de Extensão da UFSC.

A professora de Serviços Sociais da UFSC, Rúbia dos Santos, que integra o Nisfaps desde sua criação em 2013, fala do curso: “Nossa expectativa é que este seja um projeto-piloto que possa atender a cada vez mais profissionais”. A ideia do projeto surgiu da “necessidade de capacitação contínua e sistemática nessa área” e para promover maior integração entre universidade e sociedade por meio de políticas públicas. 

O cronograma do curso é dividido em dois módulos, nos quais serão trabalhadas, por meio de discussões em grandes grupos, as temáticas relacionadas a promover o bem-estar social e da família por via das políticas públicas. A iniciativa dessas ações de capacitação busca fornecer aos estudantes a qualificação teórico-metodológica para atuar mediando os direitos sociais dos usuários, e oferecer a esses profissionais a melhora no atendimento que realizam com as famílias.

Dos 315 inscritos no projeto, 70 alunos foram selecionados na Grande Florianópolis. Esses profissionais serão divididos em dois grandes grupos: uma turma terá aula no período matutino; e outra, no vespertino no mesmo dia. Os encontros serão realizados às sextas-feiras, a cada 15 dias, até 6 de novembro.

O curso foi viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pois, segundo Edison da Rosa, “é muito importante que o Estado promova mais eventos como este, porque os profissionais da área de Assistência Social básica e políticas públicas para a saúde carecem de capacitação”.

Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC

Tags: Capacitação de recursos humanosCSEPROEXRúbia dos SantosUFSC