Revista eletrônica Landa disponibiliza novo número

22/12/2014 09:06

capaO número I, vol 3, da Revista Landa, correspondente ao segundo semestre de 2014, já está disponível no site http://www.revistalanda.ufsc.br.

capadossierA Chamada Pública “Antropocentrismo em questão: revisitando a fronteira natureza/cultura” foi coordenada por Florencia Garramuño e Idelber Avelar.

O dossiê “Cortázar” foi organizado por Emanuele Leonardi com artículos de Alfonso de Toro, Roberto Ferro y Emanuele Leonardi. A capa do dossiê foi elaborada a partir de um desenho cedido pelo cartunista argentino, Miguel Rep.

O tema da Chamada para o primeiro semestre de 2015 é “Literatura brasileira contemporânea”. Leia mais na seção “Chamadas”.

Sobre a Revista

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos da UFSC completa, em 2013 dez anos de existência. A princípio, o Núcleo se propôs, como tarefa principal, o estudo da literatura de Juan Carlos Onetti (1909-1994) quando o escritor uruguaio praticamente não era estudado na universidade brasileira. Com o tempo, o Núcleo foi ampliando seus interesses e objetivos, foi ganhando adesões e reconhecimento, até contar com 20 integrantes ativos, entre professores de universidades nacionais e do exterior e alunos de graduação e pós-graduação. Durante essa década, muitos pesquisadores do país e do exterior visitaram e contribuíram intelectual e solidariamente com o Núcleo, seja em forma de cursos, seminários ou orientações de pesquisa e leitura, além de enviarem inúmeras manifestações de apoio e estímulo sob as mais diversas formas, desde uma intervenção crítica até a remessa de textos e de livros.

Atualmente, o Núcleo desenvolve pesquisas sobre vários temas diferentes em torno das literaturas brasileira e hispano-americana, notadamente, das literaturas do Cone Sul. E decidiu dar início a uma publicação eletrônica semestral que lançou no segundo semestre de 2012.

Tags: CortazarRevista LandaUFSC