Professora Regina Carvalho lança nesta quinta-feira os livros infantis ‘A sapinha meiga’ e ‘A sapinha Keka’

31/07/2014 07:08

a_sapinha_meiga_capaA escritora Regina Carvalho lança, em 31 de julho, no dia de seu aniversário, a partir das 18 horas, no Capitão Gourmet Bar e Restaurante, na Trindade, os livros A sapinha meiga, em segunda edição, e A sapinha Keka. Na programação, um primeiro momento dedicado às crianças: contação de histórias, com Aline Maciel e Sigval Schaitel, e um número de Carlitos apresentado pela atriz Márcia Konder. Depois, a noite segue animada por música, com Filipe Miller no violão, acompanhado por outros dois músicos, e Samuca Lima na voz e no violão.

Os livros saem com o selo da Design Editora, do escritor Carlos Henrique Schroeder, de Jaraguá do Sul.  A primeira edição de A sapinha meiga foi lançada em 2008 e se esgotou rapidamente. A segunda edição chega caprichada e novamente com ilustrações de Clovis Geyer, parceiro de Regina na criação há tempo.  O livro fala de uma sapinha meiga e poeta: “Sim, porque ela é poeta, e faz poemas de vez em quando. Gosta de fazer poemas tanto quanto gosta de rir e contar histórias. Na verdade, gosta mais de fazer poemas do que qualquer outra coisa. Porque, diz ela, os poemas mostram a melhor parte de mim mesma, aquela que é feita de algo que é maior que nós. Mas até disso ela ri, pois ela costuma dizer que não é ela que faz os poemas e sim eles que se fazem. Daí ela solta uma daquelas suas imensas risadas e diz: não, a_sapinha_keka_capanão sou eu que faço os poemas,  eles me atacam e se fazem em mim”.

A sapinha Keka, em primeira edição, chega aos leitores com ilustrações de Tadeu Sposito do Amaral, um novo ilustrador, mas amigo de Regina há tempo e, também, ex-aluno da escritora. Keka é uma sapinha cheia de ideias: “A sapinha Keka, que é toda amarelinha, chega até a brilhar, de tanto prazer. E de admiração: Como é que alguém pode ter umas ideias tão legais? Imagina só perder uma ideia linda dessas! E se põe a desenlear com o artista o novelo das ideias, feliz da vida!”.

Sobre a autora e os ilustradores:

Professora Regina Carvalho lança suas obras mais recentes no dia de seu aniversário, 31 de julho. Foto: divulgação

Regina Carvalho:

Regina Carvalho nasceu em Florianóplis, numa época em que a capital catarinense era ainda uma cidade pequena. Todo mundo se conhecia, e se conheciam todos os causos e todos os sapos. Era a cidade dos casos e ocasos raros, e os ocasos continuam a ser lindos. Mas os causos foram se perdendo. Os sapos, felizmente, não. Depois morou no Rio algum tempo, pouco, e muito tempo no interior de São Paulo. Casou, teve filhos, voltou para sua Ilha da Magia, onde cursou Letras- Português na UFSC. E na UFSC ensinou Produção Textual durante quase 30 anos. No momento, aposentada, dedica-se a criar histórias de sapos, coisa que adora fazer. E faz muitas leituras, vê filmes, estuda MPB e ouve muito jazz. E tem um blog, que vive atualizando, com alguns sapos: http://cronicasdaregina2.blogspot.com.br Tem alguns livros publicados: “O sim da poesia”, “O sapo azul”, “A sapinha meiga”, “O novo conto catarina” (org.) e “Poemas de Gregório de Matos” (sel. e apres.). Na lista também está  “Bulha d’arroio”, no qual atualizou o livro de contos de seu avô, Tito Carvalho.

Clovis Geyer:

Ilustrador de variados temas, já foi chargista e editor de arte do Diário Catarinense. Também atuou como colaborador da revista Playboy. Tem publicado uma coletânea de charges e um livro infantil, “A Pequena Grande Marília”, para a Editora Sophos, já em sua 7ª edição. Foi professor do Curso de Jornalismo e atualmente dá aulas no Curso de Design, da UFSC, onde leciona as disciplinas de animação 2D e Criação de Personagens.

Tadeu Sposito do Amaral:

Anda por aí há 28 anos, tentando entender alguma coisa. Não é nada, se mete em tudo. Paulistano, estudou jornalismo em Florianópolis, mas não é jornalista. Foi parar no Senado Federal, onde desenvolve sites – mas não é programador –, faz vídeos, vez ou outra arrisca-se entre os designers (claro que não é um designer) e até desenha, mesmo que não seja ilustrador (artista menos ainda). Foi aluno tanto do Clovis como da Regina, enquanto cursava Jornalismo na UFSC. E quando Regina disse a Clovis que buscava alguém para ilustrar a Keka, ele se lembrou imediatamente do Tadeu, de cujo traço gostava demais.

Serviço:
O quê: lançamento dos livros A sapinha meiga e A sapinha Keka.
Dia: 31 de julho.
Horário:  a partir das 18 horas.
Local: Capitão Gourmet Bar e Restaurante, rua Lauro Linhares, 600, Trindade – Florianópolis.
Email: regina13carvalho@gmail.com

Tags: Clovis Geyerdesignliteratura infantilRegina CarvalhoUFSC