Peça de Frederico García Lorca no Teatro da UFSC neste fim de semana

13/12/2013 16:18

A última temporada da peça “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim”, de Federico García Lorca, será encenada no Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), neste fim de semana. Esse trabalho é resultado das disciplinas Processos Criativos e Estudos da Recepção, do curso de Artes Cênicas da UFSC. As apresentações serão nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, às 20 horas. Os ingressos devem ser reservados pelo e-mail elefants.art@gmail.com ou pelo telefone (48) 9928-7333.

Em 1933, “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em Seu Jardim” – obra originalmente escrita em 1928 – estreava em Madri; nesse mesmo ano, um sucesso maior de García Lorca subia aos palcos, pela primeira vez, em Buenos Aires: “Bodas de Sangue”. Diante disso, surge a questão: Por que encenar uma peça de Lorca a partir de um texto seu considerado “menor”por muitos? O Elefants Núcleo de Arte responde tal pergunta com o argumento de que esse texto não é menos relevante, mas se trata de uma obra-prima do autor, pouco conhecida no Brasil. A peça foi – e é – muito encenada na Europa e instiga debates relativos a valores arraigados em nosso imaginário, tais como o não aprofundamento nas relações, o culto exacerbado ao corpo e à beleza física e a efemeridade dos compromissos amorosos, em uma perspicaz discussão da condição humana.

Dom Perlimplim, velho aristocrata – tímido e completo desconhecedor do mundo das mulheres –, é levado por sua governanta Marcolfa a casar-se com Belisa: belíssima e leviana jovem, que, por interesse e influência de sua mãe, aceita o enlace. Inteiramente apaixonado – porém incapaz de consumar o casamento –, D. Perlimplim arquiteta um plano que revela ao público um final surpreendente. Tudo isso ocorre dentro de uma atmosfera de mistério, em que realidades distintas convergem e levam o espectador a um mundo ora de magia, ora de realidade nua e crua.

Com figurinos suntuosos, músicas magníficas e cenário surpreendente, a montagem promete encantar as plateias florianopolitanas, atrair o público pouco acostumado a frequentar teatro na cidade e mostrar uma estética e um cuidado até então desconhecidos da capital catarinense.

O Elefants Núcleo de Arte é um grupo artístico que tem se desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina, e que se concretiza profissionalmente ao mesmo tempo em que “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim” nasce. A peça “Sonho de uma Noite de Verão” de Shakespeare, apresentada ao ar livre no bosque da UFSC, levou um público de 1.500 pessoas à Maratona Cultural de 2012 em Florianópolis (segundo dados da própria organização do evento) e foi o marco inicial do grupo, com a direção de Márcio Cabral e atuação de alguns dos membros do coletivo. O Elefants Núcleo de Arte oferece, além de peças teatrais, oficinas de teatro, concepção e confecção de figurinos e cenários, esquetes e pequenas peças para serem apresentadas em eventos e festas para crianças ou adultos, e pretende ser uma incubadora de atores – além de referência para a cena artística da cidade de Florianópolis.

Direção Geral – Márcio Cabral.

Elenco:

Dom Perlimplim – Lorenzo Lombardi.

Belisa – Angélica Mahfuz.

Marcolfa – João Gabriel David.

Mãe de Belisa – Thais Kniss.

Duendes – Guilherme Freitas e Thiago Santana.

Cenário, figurinos e som – Márcio Cabral.

Assistente de direção – Guilherme Freitas.

Assistente de produção e operação de som – Jéssica Schütze.

Iluminação – Gabriel Goedert.

Cenotécnico – Guilherme Rosário.

Tradução do texto – Elefants Núcleo de Arte.

Fotografia – Larissa Nowak.

Realização – Elefants Núcleo de Arte.

Patrocínio – UFSC.

Apoio: Dali; Secult; DAC; La Bottegadella Pizza; Carol Ferrari Flamenco; Patrícia Benedet Studio de Beleza.

Serviço

O quê: espetáculo teatral “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim” de Federico García Lorca.

Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), em frente à praça Santos Dumont, bairro Trindade, Florianópolis, SC.

Quando: 13, 14 e 15 de dezembro, às 20 horas.

Quanto: R$10 (meia-entrada R$5). Reservar ingresso pelo e-mail elefants.art@gmail.com ou pelo telefone (48) 9928-7333.

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC

claudio.borrelli@ufsc.br