Estudantes promovem 1ª Semana Acadêmica de Museologia da UFSC

19/11/2013 16:20

Com o tema “Museu, Museologia e Patrimônio em Ação”, a I Semana Acadêmica de Museologia da UFSC, promovida pelo Centro Acadêmico Livre de Museologia, será realizada de 19 a 21 de novembro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). As inscrições são gratuitas.

O evento tem por objetivo a reflexão acerca do museu e da museologia enquanto instrumentos de transformação, tendo em vista a necessidade de uma revisão crítica da função do museu voltada para a realidade local. Transformações estas que implicam o território em seu sentindo mais amplo, o patrimônio, a memória, a cidadania simbólica e os mais diversos dispositivos e agentes atuantes no campo social.

As palestras de abertura: “Relevância, Ressonância, Engajamento – a Museologia e o Patrimônio em ação” e encerramento: “Museus das diásporas africanas, repertórios artísticos e memoriais”, serão ministradas por Maria de Lourdes Parreiras Horta e Ilka Boaventura Leite, respectivamente. O evento também contará com a mesa-redonda “Formação e Atuação em Museologia”, a Roda de Conversa “Movimento Estudantil da Museologia: desafios e perspectivas” e uma sessão do projeto “O Cinema vai ao Museu”, com a mostra e debate do filme Psicose, de Alfred Hitchcock.

No encerramento, dia 21 de novembro, será realizada a abertura da exposição curricular “Lendas Urbanas: entre boatos e verdades”, promovida por estudantes do curso de Museologia, no Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE), que segue até 29 de novembro.

Mais informações: http://samuseologiaufsc.wordpress.com ou chapanovamusa@gmail.com.

Tags: curso de graduação em museologiaI Semana Acadêmica de Museologia da UFSCUFSC