Primeira edição do Café Cult discute a invenção das tradições nesta quarta-feira
A Oktoberfest, os Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) e a Farra do Boi, serão alguns dos assuntos abordados na palestra “A invenção das tradições”, ministrada por Maria Bernadete Ramos Flores ,professora do Departamento de História da UFSC, nesta quarta-feira dia 24, na primeira edição do Café Cult, às 18h, no auditório do Museu Universitário. Respaldada pelas pesquisas científicas que elaborou e orientou no âmbito da História Cultural e abordando conceitos de Eric Hobsbawn, Michael Foucault e Aby Warburg, a palestrante pretende fazer com que o público perceba como as tradições podem ser usadas em contextos econômicos, políticos e culturais.
Como contexto econômico a professora cita o caso da Oktoberfest. Comumente conhecida como uma tradição do estado de Santa Catarina que celebra a cultura alemã e que serviu para reestruturar a cidade de Blumenau após as enchentes da década de 80. O que muitos não sabem é que sua criação precede as catástrofes naturais, pois a festa havia sido arquitetada nos anos 70, quando empresários e políticos locais buscavam alternativas para restabelecer a economia do estado, desestruturada desde 1973, devido à crise do petróleo.
Já no âmbito econômico, Maria Bernadete conta que a preservação da cultura açoriana, por meio de festas e resgate de tradições, nem sempre foi como nos dias de hoje. No início do século XX, os intelectuais consideravam os habitantes do litoral catarinense um povo pobre e atrasado. Mas com a política de nacionalização do presidente Getúlio Vargas, na década de 40, buscou-se valorizar a povoação lusitana no estado, em detrimento da colonização germânica e italiana. A partir de então, houve uma mudança de perspectiva, os intelectuais passaram a considerar os açorianos como os defensores e os impulsionadores da história do litoral catarinense.
Por meio desses e outros exemplos, o público terá a oportunidade de perceber a dinamicidade da cultura e como ela se molda nos contextos sociais. Maria Bernadete é professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autora dos livros “A Farra do Boi – palavras, sentidos, ficções” e “Oktoberfest – turismo, festa e cultura na estação do chopp”.
Este evento faz parte de um ciclo de cafés organizado pela Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina, que a cada semana promove encontros com diferentes temáticas: Cultura, Cinema, Filosofia e Dramaturgia, respectivamente Café Cult, Café Kino, Café Philo e Café Dram.
Serviço:
O quê: I edição do Café Cult – “A invenção das Tradições”
Quando: 24 de outubro de 2012, às 18h
Debatedor: Maria Bernadete Ramos FloresOnde: Auditório do Museu Universitário
Organizador: Paulo R. Berton
Promoção: Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC
Entrada: Gratuita
Talita Burbulhan /Estagiária de Jornalismo da SeCult/UFSC
talitaburbulhan@yahoo.com.br