Pré-vestibular: documentação para vagas na UFSC deve ser entregue no CSE

11/07/2012 16:57
.

Com inscrições abertas até esta sexta, 13/07, o cursinho Pré-Vestibular da UFSC está recebendo a documentação exigida entre hoje (11) e sexta nas 30 unidades que sediarão as aulas.

Devido à manifestação dos grevistas, que fechou a reitoria do campus da Trindade nesta quarta – onde a administração do cursinho é localizada -, a coordenação informa que os documentos dos alunos que pleiteiam vaga na própria UFSC, em Florianópolis, deverão ser entregues no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE), inclusive se a reitoria voltar a funcionar normalmente na quinta e na sexta. Há ainda a possibilidade de serem enviados pelos correios.

De acordo com o edital, os inscritos devem entregar a documentação no local em que pretendem assistir às aulas.

Inscrições
Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site oficial do projeto  (www.prevestibular.ufsc.br) ou o da SED (www.sed.sc.gov.br), ler o Edital e preencher o formulário. As aulas iniciam em 13 de agosto, indo até dezembro, véspera dos vestibulares.

A proposta do projeto é oferecer gratuitamente cursinho preparatório para o vestibular a estudantes da rede pública de ensino, auxiliando, desta forma, o acesso ao ensino superior.  Serão oferecidas 3.200 vagas, distribuídas em 29 cidades do Estado. De acordo com a reitora em exercício, Lúcia Helena Pacheco, o curso Pré-Vestibular adquiriu uma proporção bastante significativa na comunidade catarinense. “Para os estudantes, essa é uma oportunidade excelente de aprendizagem. Para a UFSC, o curso é importante porque aumenta a abrangência da inclusão social e também da permanência na universidade, uma vez que esses alunos conseguem trabalhar no Pré-Vestibular os conteúdos que serão necessários também para a graduação”, explica.

A iniciativa é voltada para jovens que tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio exclusivamente em escola pública; e para quem não esteja cursando nem tenha concluído curso superior. Também é necessário ter disponibilidade para frequentar o curso de 2ª a 6ª feira, no respectivo horário de aula da unidade do Pré-vestibular escolhida pelo candidato. Há uma equipe técnica preparada para fazer a seleção dos inscritos, analisando a situação socioeconômica e o desempenho escolar por meio do histórico.

“Queremos contribuir com o ingresso dos nossos alunos no ensino superior e, com dedicação, muito estudo e auxílio do cursinho, com certeza teremos bons resultados e muitos estudantes da rede pública na universidade no ano que vem”, comenta o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Até o início deste mês, o Pré-Vestibular da UFSC já havia recebido mais de 7 mil inscrições.

Sedes do Pré-vestibular:

Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Imbituba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Navegantes, Palhoça, Rio do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê.

Dentre os documentos necessários, estão:

• Fotocópia do histórico escolar do Ensino Médio;
  • Declaração da escola caso esteja cursando o 3º ano. A declaração deverá ser apresentada com o histórico escolar da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
  • Fotocópia do RG e do CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de aluguel ou financiamento da casa própria;
  • Comprovante de renda dos responsáveis pelo sustento familiar;
  • Imposto de Renda dos responsáveis (não é necessário caso seja isento).

Site: www.prevestibular.ufsc.br

Site: www.sed.sc.gov.br