Museu em curso: Conferencista aborda soluções para degradação de acervos

26/03/2012 15:55

Os desafios técnicos na preservação de acervos de museu são o tema da primeira conferência do projeto Museu em Curso deste ano. Saulo Guths, engenheiro mecânico, ministrará a palestra intitulada “Degradação de Acervos: Parâmetros Ambientais e Métodos de Controle”. Com acesso gratuito e aberto ao público, a conferência ocorre no dia 29 de março, quinta-feira, das 16h às 18h, no auditório do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, na UFSC.

O Projeto Museu em Curso é uma realização da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Museu Universitário, em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Universitário. Na décima primeira edição do projeto, Guths abordará o conhecimento básico dos fenômenos envolvidos na implementação de uma política de preservação de acervos. Também falará sobre as formas de medição de umidade e fatores de degradação dos acervos, enfocando as diferentes soluções aplicáveis em uma instituição museológica.

Temperatura e umidade relativa são os fatores primários que controlam as taxas de deterioração de acervos relacionadas à decadência química, biológica e danos mecânicos. Além de esclarecer os principais parâmetros de influência da temperatura e umidade ideais para um museu, o engenheiro apresentará os métodos clássicos de controle desses fatores e também os métodos alternativos desenvolvidos especialmente para conservação de acervos.

O palestrante:

Professor Adjunto do Curso de Engenharia Mecânica da UFSC, Saulo Guths desenvolve pesquisa sobre assuntos relacionados a: Desenvolvimento de micro sensores térmicos; Análise Térmica de Edificações; Desenvolvimento de termo-anemômetros a efeito Peltier; Desenvolvimento de sistema de gerenciamento térmico para museus e arquivos; Desenvolvimento e construção de bancadas didáticas; Desenvolvimento e construção de transdutores de fluxo de calor e Medição de resistência térmica de materiais isolantes.

Matheus Moreira Moraes

Estagiário de Comunicação da SeCArte (com material de divulgação do Museu)

passaportecultural2@gmail.com

www.secarte.ufsc.br