Equipe da UFSC de eficiência energética participa da Shell Eco-marathon em Houston

20/03/2012 15:50

Equipe e³

A e Equipe UFSC de Eficiência Energética desenvolve protótipos veiculares de alta eficiência com a proposta de atingir a marca de mil km com um litro de gasolina. Em 2012, a equipe participará da Shell Eco-marathon Americas que será realizada em Houston, Texas, EUA, de 29 de março a 1º de abril.  A e3 foi fundada em 2009 por alunos da graduação de Engenharia Mecânica e Design Industrial da UFSC apaixonados por automobilismo, com o objetivo de projetar e desenvolver veículos protótipos de eficiência, dando assim sua contribuição para diminuir os impactos ambientais causados por automóveis.  O projeto é orientado pelo professor Henrique Simas , do Departamento de Engenharia Mecânica. A equipe conta com 25 membros efetivos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Automação, Produção, Sanitária e Ambiental e Civil, além dos cursos de Design e Jornalismo.

Para projetar o carro, a econsidera todos os fatores decisivos na diminuição dos aspectos ambientais como peso, distribuição da massa, aerodinâmica, pneus, rigidez estrutural e direção eficiente. O projeto é feito, simulado por meio de softwares de engenharia e, refinado. A construção é realizada na oficina da equipe no campus da UFSC, que é constituída de várias fases como a fabricação do molde. A e3 utiliza um motor de quatro tempos com 1,7hp, geralmente utilizado em máquinas de cortar grama, modificado para se tornar mais eficiente. Com a construção pronta, os testes são iniciados na pista (de testes) no Kartódromo dos Ingleses. O coroamento do trabalho é a participação na Maratona de Eficiência Energética (www.maratonadaeficiencia.com.br) onde se compete com universidades de todo o Brasil em busca do carro protótipo mais eficiente nas categorias carro a gasolina, a etanol e elétrico. Nas edições de 2009 e 2010 a eparticipou em caráter experimental, no primeiro ano com um carro elétrico a equipe ficou em 15ª colocação e no segundo ano, com um carro a combustão não realizou marca, mas ganhou destaque especial na edição de 50 anos da Revista 4Rodas, pela estrutura inovadora, feita de fibra de carbono. Neste ano a equipe participará da Maratona de Eficiência Energética e, pela primeira vez, num evento internacional, na Shell Eco Marathon Americas que é a etapa da mais antiga e difundida competição mundial de universidades em protótipos de veículos de eficiência energética.

A missão fundamental da Equipe é a construção dos carros eficientes para participar da competição, aliando um projeto de extensão na universidade, que proporciona aprendizado para os membros, à iniciativa de criar inovações que diminuam o impacto ambiental dos carros, além de desenvolver novas tecnologias aplicáveis à indústria automotiva. Com o apoio da UFSC e de entidades privadas a e³ vem desenvolvendo esta atividade de extensão em que os próprios alunos, à semelhança de uma pequena empresa de engenharia , administram, projetam e constroem seus protótipos. A e³ desenvolve ainda ações de sustentabilidade não só nos protótipos, trabalhando com  materiais como fibra de bambu, mas também promovendo palestras na UFSC, expondo seus trabalhos e realizando eventos para a comunidade de Florianópolis.

Mais informações:  http://e3ufsc.blogspot.com

Por Alita Diana/jornalista da Agecom